Terra de Cabinha: PNLD 2020

Neste Terra de cabinha, livro de autoria da jornalista, escritora e documentarista Gabriela Romeu, uma multiplicidade de gêneros desfila diante dos olhos do leitor para retratar como é a vida dos meninos e meninas no sertão. Prosa-poética, versos, lendas, trava-línguas, jogos, brincadeiras, memórias e receitas se apresentam nos diferentes capítulos que contam a rotina dos cabinhas – crianças do Cariri cearense. O leitor é surpreendido com os saberes acerca da vida no sertão, sejam aqueles da ordem da brincadeira, sejam aqueles relacionados ao clima, sejam relacionados aos aspectos culturais. Saberes que vão se descortinando em linguagem ora poética ora descritiva, ora na voz do narrador, ora do eu lírico, ora dos portadores de memória, personagens do sertão, que tanto podem ser reais ou fictícios. Ilustrações de Sandra Jávera e nas fotos de Samuel Macedo.

Este livro foi selecionado para o PNLD 2020 na Categoria 1 (Obra literária voltada para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental), com os temas: o mundo natural e social; encontros com a diferença; aventura, mistério e fantasia. Se encaixa nos gêneros de memória, diário, biografia e relatos de experiência.

Cabra da peste, cabrinha, cabinha: assim é conhecida a criança que vive no Cariri, um sertão verde, quase um oásis, em meio ao semiárido brasileiro, que cobre quatro Estados do nordeste: Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. Terra das pinturas rupestres, do Padre Cícero, do poeta Patativa de Assaré, lugar em que menino vira rei, caça jumento e foge de encantados, o Cariri se destaca, na extensa pesquisa sobre a infância conduzida por Gabriela Romeu em todo o Brasil, como um delicado relicário: um lugar em que o brincar traz muitos outros sentidos que podem passar desapercebidos para muita criança e gente grande da cidade.PNLD 2020 Terra de Cabinha

Terra de cabinha – Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão é um livro que pode ser lido de muitas maneiras diferentes: um diário de viagem pelo sertão do Cariri cearense; inventário que apresenta bens culturais e artísticos dessa região brasileira; como registro etnográfico em diferentes linguagens (jornalística, poética, fotográfica, audiovisual e plástica); almanaque contendo diversos gêneros textuais que informam, divertem e surpreendem, simultaneamente.

Traz histórias, causos, brincadeiras, receitas, versos e adivinhas. Aqui você ouve a voz do cabinha, dos mestres e contadores de histórias, e também da pesquisadora visitante, que registrou num caderninho as coisas mais interessantes a respeito de como vivem aqueles meninos e meninas para quem o mundo é feito de castelos, árvore é brinquedo e assombração existe, sim, senhor. Como lembra a autora, trata-se de um livro para se ler de dia, reler de noite – ou vice-versa – e recontar pra quem quiser.

O que é PNLD?Conheça nossos livros selecionados para o PNLD 2020Saiba como receber os livros na sua escola

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com