Peirópolis lança "Curupira – O guardião da floresta"

A Editora Peirópolis lança, no dia 25 de agosto, a partir das 15h, na Livraria da Vila – Fradique, em São Paulo, a obra Curupira – o guardião da floresta, com sessão de autógrafos da escritora e ilustradora, Marlene Crespo, que retrata um dos importantes mitos da cultura indígena. Voltada para o público infantojuvenil e com ilustrações em xilogravura, o livro narra de forma poética como o Curupira, o guardião da floresta, usa seus poderes mágicos impiedosamente contra aqueles que não respeitam a mata e os seres que a habitam, protegendo a vida e lutando pela preservação do meio ambiente.

Originário da tradição brasileira, o Curupira se parece com um rapaz de estatura baixa, tem o corpo peludo, cabelos vermelhos, dentes verdes e pés virados para traz – para confundir os seus rastros. Exerce poderes mágicos sobre todas as criaturas da natureza e é implacável contra os que tentam destruí-la, castigando os que matam mais do que o necessário para seu sustento e também os que sacrificam as fêmeas e os filhotes. Tentando acalmá-lo, os caçadores mais precavidos deixam de presente ao Curupira um pouco de fumo na orla da mata antes de irem à caça.

As ilustrações são em xilogravura, uma técnica muito antiga, que remonta os primeiros registros na China no século IX. Na técnica, utiliza-se uma face plana de um pedaço de madeira ou material semelhante e nela se esculpem reentrâncias. As linhas são recobertas por tinta, e sobre ela se aplica um suporte, geralmente papel – como se fosse um carimbo. Atualmente a xilogravura foi substituída pelos processos fotomecânicos, mas até hoje pode ser exercida de modo artesanal e artística, com um mínimo de recursos, opondo-se aos processos mecânicos da nossa época.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO CURUPIRA – O GUARDIÃO DA FLORESTA COM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DA AUTORA E ILUSTRADORA MARLENE CRESPO
Quando: 25 de agosto
Horário: das 15h às 18h
Onde: Livraria da Vila – Fradique – Rua Fradique Coutinho, 915
Fone: (11) 3815-5811

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com