Catálogo Infantojuvenil 2018

classicosemhq_web

O catálogo da Editora Peirópolis apresenta seus livros, um a um, de modo a facilitar a melhor escolha do adulto que pretende fazer uma leitura compartilhada, contar uma história ou incentivar a leitura de histórias, tendo em vista a formação do leitor no decorrer de sua infância e adolescência.
Vale lembrar que um mesmo livro pode ser apreciado de maneira diversa quando em fases diferentes de crescimento e amadurecimento afetivo, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes. Desse modo, o catálogo indica suas seções de acordo com as etapas do processo de aquisição, domínio e fluência da leitura, tais como:
Para crianças que se iniciam na leitura – Histórias que privilegiam a relação lúdica com as palavras, na qual os jogos sonoros e as brincadeiras dão o tom da obra. Nesses livros, muitas vezes, há ainda um predomínio da imagem sobre o texto, pois o papel dela, nesses casos, é dar suporte à leitura da obra. Os livros de imagem são muito apreciados nessa fase porque permitem que a criança crie e conte sua versão do conto tradicional ou narrativa contemporânea. Essas vivências permitem à criança perceber a riqueza e os mistérios do mundo da leitura, antes mesmo de se alfabetizar ou durante a fase de alfabetização.
Para crianças com autonomia de leitura – Histórias para crianças que começam a desenvolver o pensamento subjetivo, tomando contato com as figuras de linguagem, comuns à linguagem literária.
Para leitores fluentes – Histórias que criam paralelos, por semelhança ou diferença, com a experiência de vida, por meio de analogias, algumas poéticas. Apresentam a prosa poética de ritmo marcado, o texto memorialista, de humor, melodramático, de suspense, terror ou mesmo
de literatura fantástica. É um tempo de descobertas no mundo da linguagem escrita.
Para jovens e adultos – Histórias com alguma complexidade, tanto em estrutura narrativa quanto em conflitos humanos, que podem ou não levar a questionamentos de ordem existencial, ética, social e política.
Leitura compartilhada ou para ser contada – A famosa “para todas as idades”; livros informativos e/ou de histórias de tradição oral que valorizam a riqueza e a diversidade humana, natural e cultural do nosso país, voltados para a difusão de novos olhares nas áreas da educação, do empreendedorismo e do meio ambiente, bem como na de literatura infantil e juvenil, com indicações das premiações recebidas e as adoções das obras por órgãos públicos.
Ao caminhar no universo dos livros, o leitor poderá desfrutar da variedade de olhares da estética literária, dos quadrinhos, do cinema, do teatro e da dança. Esse universo abre para ele uma gama de trocas variadas a serem vivenciadas com seus pares, bem como no ambiente escolar e, mais tarde, no universo do trabalho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com