Tamara Klink e suas travessias
Conheça mais sobre Tamara Klink
Tamara Klink é uma jovem navegadora, escritora e comunicadora brasileira. Os estudos em arquitetura iniciados na Universidade de São Paulo a levaram para a França, onde cursou um Master na École Supérieure d’Architecture de Nantes, e se especializou em arquitetura naval.
Filha de Amyr Klink e Marina Bandeira Klink, o mar sempre esteve presente em sua vida. Uma de suas viagens com os pais e com as irmãs, levou à publicação de seu primeiro livro: Férias na Antártica, junto com as irmãs.
Como escritora e comunicadora, a escrita de Tamara nasce em diferentes suportes, tanto nos diários que leva consigo nas viagens, quanto no meio digital, em textos publicados no Instagram.
Primeiro livro
Seu primeiro livro foi o Férias na Antártica, publicado em 2010 com suas irmãs, Laura e Marina, ainda muito adotado em escolas de todo o Brasil. Com elas, já realizou mais de 200 palestras, em escolas públicas e privadas, empresas, universidades e festivais para públicos de todas as idades.
Amyr Klink comenta a viagem com as filhas:
“Em fevereiro de 2006, concluímos a nossa primeira viagem antártica com as crianças a bordo. Experiência que surpreende: a de comandar filhos próprios e de terceiros num ambiente borbulhante, pouco previsível, onde se pode conhecer e aprender ininterruptamente. Imaginei que seria uma bela experiência para tão inquietas e curiosas criaturas. Foi. Não imaginei o quanto seria importante, para nós adultos, o ofício de, ao ensinar, aprender.” – Amyr Klink
- Conheça a proposta pedagógica: https://www.editorapeiropolis.com.br/ferias-na-antartica-proposta-pedagogica/
Novos lançamentos
O livro Um mundo em poucas linhas, de Tamara Klink, apresenta poemas e textos em prosa poética sobre viagens variadas que Tamara fez desde criança com sua família, além de reflexões sobre a vida, a adolescência, os amores, o desenvolvimento e as muitas experiências de deslocamento e travessias: as que envolveram viagens propriamente ditas e aquelas que todos nós fazemos ao crescer e nos lançar na vida.
Os textos de gêneros diferentes conversam entre si e mostram o caminho nem sempre linear da autora em seu processo de amadurecimento, sem seguir uma ordem cronológica, mas sim afetiva, daquilo que foi vivido.
O livro Mil Milhas, de Tamara Klink, revela, por meio do relato de viagem, poemas e desenhos, os sentimentos, as descobertas, as dúvidas, os riscos e os acertos vividos pela jovem navegadora, quando, aos 23 anos, resolve empreender a sua primeira viagem em solitário em um veleiro que parte da costa da Noruega e viaja até a França.
Embora tenha se preparado para essa empreitada ao longo da vida, a decisão de realizar essa viagem acontece de forma um tanto súbita e traz muitos desafios para Tamara.
Todo o processo, que envolve o planejamento da viagem, a compra do barco e a sensação de tê-lo, as dificuldades e receios das primeiras saídas, a intimidade que vai sendo construída entre a navegadora, a Sardinha (nome dado ao barco) e o mar do norte, os sustos e as conquistas são compartilhados com o leitor.
Crescer e Partir
Há certamente um caráter épico nesta aventura, contudo Tamara não demonstra receio de compartilhar aquilo que nos une como seres humanos: os medos, aflições, anseios, e especialmente, o desejo.
Por meio de suas reflexões pessoais e íntimas sobre a coragem, o medo, a viagem em solitário, a navegação feminina, as relações com a sua origem familiar e os afetos envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento, o leitor perceberá que são muitas as viagens contidas neste livro.
A decisão de compor um box com os dois títulos – Um mundo em poucas linhas e Mil Milhas – possibilita ao leitor navegar por diferentes momentos, linguagens e experiências vividas e registradas por Tamara Klink. O caminho a ser feito na leitura fica nas mãos do leitor, que elege por onde deseja começar a ler e seguir adiante.
Como os cadernos que Tamara vai preenchendo com seus escritos e desenhos, os livros têm o formato de pequenos diários, conferindo um aspecto de intimidade e proximidade com a autora. Abrir cada um deles é como entrar no mundo de Tamara e estar com ela em suas travessias.
- Conheça a proposta pedagógica: https://www.editorapeiropolis.com.br/crescer-e-partir-com-tamara-klink/
Viagens e travessias
Nos relatos de navegação da Tamara, seja em vídeo, desenho, diário ou poema, ela divide seu crescimento, descobertas e inspira jovens a acreditar nos seus sonhos, respeitar o oceano e a assumir o comando das suas travessias.
Em Setembro de 2020, aos 23 anos, Tamara Klink faz sua primeira viagem em solitário, percorrendo o mar do Norte num pequeno veleiro chamado Sardinha. Agora, em Agosto de 2021, fará uma travessia ainda mais desafiadora: cruzará o Atlântico, da França, até Recite, no Brasil – o que levará aproximadamente 3 meses.
Com a hashtag #LongeJuntas ela conta: “Gosto de usar essa hashtag para lembrar que nunca estamos sozinhas. Quando uma mulher realiza um feito, ela abre portas para que outras possam sonhar”.
- Acompanhe o trajeto AO VIVO de Tamara Klink, pelo Garmin: https://share.garmin.com/tamaraklink/
- Acompanhe os posts de Tamara Klink, no Instagram: https://www.instagram.com/tamaraklink/
- Acompanhe o canal de vídeos de Tamara Klink, no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCEmA3ihgSq4BQL3slf3v7Qw
1 Comment
Sua historia é inspiradora
Add Comment