Seu Joaci e o tempo: release - Editora Peirópolis

Seu Joaci e o tempo: release

A Editora Peirópolis lança, durante a Festa Literária de Paraty (Flip) de 2023, Seu Joaci e o tempo, livro da professora Miriam Esposito com as crianças da EM Apolônio dos Santos Pádua, na Praia do Baré, em Paraty, RJ.

O lançamento acontecerá no dia 25 de novembro, sábado, na Livraria das Marés às 12h30. Pouco antes, às 10h30, a professora Miriam Esposito participará da roda de conversa 9 da programação do educativo, a Flipinha. 

O livro inaugura uma linha editorial dedicada às interações entre práticas de sala de aula e os territórios, com olhar para os saberes dos mestres tradicionais brasileiros, que apresentará às crianças e jovens uma parte importante de nosso patrimônio imaterial, valorizando a memória e as diversas fontes de conhecimento e saberes sobre o mundo.

Partindo da observação do território e do reconhecimento de saberes tradicionais, os alunos do pré ao 5º ano criaram uma cartilha sobre o modo caiçara de se prever o tempo, com os ensinamentos de um mestre marinheiro: o seu Joaci.

Diariamente, é ele quem as leva de barco para a escola – em que, aliás, também estudou quando pequeno – na Ilha do Algodão. No início, os meninos e meninas de diferentes idades notaram que o marinheiro, quase sempre calado, olhava atentamente para o céu. Parecia até conversar com ele. E não é que conversava mesmo?!

Ao entrevistar seu Joaci, as crianças daquela comunidade atuaram como pesquisadoras do seu próprio território e aprenderam sobre a etnometeorologia e a cultura local, estreitando os laços entre a escola e a comunidade. Também descobriram muitas coisas novas sobre as nuvens e a previsão do tempo, construindo conhecimentos fundamentais para quem navega todos os dias. 

Os ensinamentos do marinheiro, transformados em versos e acompanhados por um glossário de termos que fazem parte do seu universo, agora são publicados no livro Seu Joaci e o tempo. Com isso, um número maior de leitores terá a chance de conhecer um pouco mais sobre o nosso país e sua diversidade cultural, aprender mais sobre os céus e enxergar o mundo com os olhos de um mestre tradicional.

Depois de ler Seu Joaci e o tempo, você nunca mais vai olhar o céu e as nuvens do mesmo jeito!

 

Sobre a professora Miriam

Miriam Fátima Esposito é professora há mais de 50 anos e trabalhou em escolas no Rio de Janeiro, em Nova Friburgo e Paraty, onde mora desde 1985. Cursou História, Letras e Psicologia. Durante a sua vida profissional, exerceu diferentes funções educativas, lecionou em todas as sérias da Educação Básica e atuou em causas coletivas educacionais, culturais, territoriais e socioambientais

Foi finalista do Prêmio Professores do Brasil com o programa Rádio Escola Parque da Mangueira e do Prêmio Educador Nota 10, com o projeto “Um Pé de Nada, Um Pé de Tudo!”, sobre intergeracionalidade, reflorestamento e cultura viva caiçara, um trabalho desenvolvido em uma escola costeira, que resultou no convite do IPHAN para representar a rede municipal na candidatura de Paraty a Patrimônio Mundial.

Há 15 anos, participa ativamente das oficinas e ações do Educativo Flip.

Em 2021, ainda na zona costeira, desenvolveu o projeto Seu Joaci e o tempo: a Etnometeorologia sob o ponto de vista do caiçara pescador, marinheiro e ilhéu paratiense, que foi vencedor do 6° Prêmio Territórios 2022 do Instituto Tomie Ohtake e agora,  chega ao público em livro pela Editora Peirópolis.

 

Para saber mais sobre o Projeto

O trabalho escolar realizado pela professora Miriam e os alunos da EM Apolônio dos Santos Pádua ganhou o Prêmio Territórios, por ter desenvolvido um projeto com sentido e significado, favorecendo os processos de aprendizagem das crianças, que assumiram o protagonismo como pesquisadoras. O projeto também ganhou destaque ao reforçar os vínculos dos estudantes, suas famílias, a comunidade e o espaço. A premiação, realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, contempla as melhores práticas com base nos princípios da educação integral, desenvolvidas em escolas públicas de todos o país. 

 

Assista ao documentário do Instituto Tomie Ohtake sobre a cartilha que virou livro

 

Leia mais em

Crianças como pesquisadoras do seu entorno – Matéria da Revista Nova EscolaProfessora promove o letramento a partir da etnometeorologia – Centro de Referências em Educação Integral

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com