Vem aí: A senhora da casa azul
Lançamento do livro A senhora da casa azul acontecerá em Balneário Camboriú com apresentação da obra para crianças da rede pública
Será a velhice uma fase de acomodação, em que não se pode mais questionar ou transformar o mundo? Ou será uma etapa da vida em que também é possível fazer novas escolhas?
Essas e outras reflexões são o mote do livro infantil A senhora da casa azul (Editora Peirópolis), escrito por Everson Bertucci e ilustrado por Juão Vaz. O lançamento está marcado para o dia 21 de novembro, na Escola Professor Armando Cesar Ghislandi, em Balneário Camboriú. A ação faz parte do projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú, que ainda contempla uma formação em literatura direcionada a professoras(es) de Arte e Leitura, marcada para o dia 22, no mesmo local.
A obra tem como protagonista uma mulher chamada Georgina e seu bisneto Nico, que está prestes a ter uma casa na árvore construída no sítio dos bisavós. Numa das conversas com a bisa, Nico percebe – olhando fotografias antigas da família – que a casa onde os bisavós moram há mais de 50 anos foi sempre azul. Ao constatar isso, o menino fica sabendo que a casa tem essa cor porque é a preferida do bisavô.
Por que será que, em todos esses anos, foi só o biso quem escolheu a cor da casa? Se a bisa pudesse escolher, qual seria? Com isso em mente, Nico pergunta à bisa qual é a sua cor preferida. Como Georgina não sabe a resposta, uma avalanche de reflexões invade sua cabeça.
Nas entrelinhas, A senhora da casa azul faz um traçado da violência simbólica da dominação masculina que é aprendida pelo homem e absorvida pela mulher, inconscientemente. A obra evidencia a falta de questionamento da mulher diante do desejo do homem e a subversão infantil a desfolhar o coração da bisavó.
Sinopse
O que parecia ser a simples construção de uma casa na árvore para o menino Nico, no sítio dos bisavós, torna-se um elo capaz de promover muitos questionamentos em Georgina, uma senhora que passou toda a vida cuidando da numerosa família. As conversas com o bisneto funcionam como gatilho para que ela repense sua trajetória ao se dar conta de que foi uma mulher que nunca teve consciência de suas próprias escolhas e desejos. É pela interlocução com uma criança que ela começa a perceber o machismo estrutural no qual sua vida esteve imersa. Será que ainda há tempo para mudanças? Ou será mais cômodo deixar tudo como sempre esteve?
Sobre o autor
Everson Bertucci é escritor e Professor de Arte da rede municipal de Balneário Camboriú. É autor do livro “Mesma Nova História”, também contemplado pela LIC em 2020. A obra ficou entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2022 e entrou para a lista dos 30 melhores livros de literatura infantil da Revista Crescer, entre outras conquistas. Como autor, Everson Bertucci foi vencedor de dois prêmios: Prêmio Literário Sesc Criança SC (2023) e o Prêmio Alfredo Fernandes, da cidade de Manaus (2021); e finalista do Prêmio João-de-Barro de Literatura para Crianças e Jovens, de Belo Horizonte (2022).
Serviço:
Lançamento do livro A senhora da casa azul (Editora Peirópolis)
Dia 21 de novembro (terça-feira), às 8h
Local: CEM Professor Armando Cesar Ghislandi
Rua Dom Francisco, 450, Vila Real
Balneário Camboriú – SC
Vagas: 100
Público: Crianças dos quartos e quintos anos
Gratuito
Formação em Literatura com Everson Bertucci
Dia 22 de novembro (quarta-feira), das 8h às 11h
Local: CEM Professor Armando Cesar Ghislandi
Rua Dom Francisco, 450, Vila Real
Balneário Camboriú – SC
Vagas: 100
Público: Professores de Arte/Leitura/Língua Portuguesa/Supervisores
O objetivo da formação é apresentar a obra, desde a elaboração do texto, passando pela criação das imagens e os processos de edição abordando a temática do livro e as possíveis abordagens que as professoras (es) poderão fazer com seus alunos e alunas, sendo assim multiplicadores em suas unidades escolares, para que o livro encontre seu público-alvo: a criança.
Gratuito
Add Comment