Projeto Quixote
O PROJETO QUIXOTE
O Projeto Quixote é uma Oscip que atua desde 1996 com a missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, por meio de atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.
Para enfrentar todos os dragões dessa empreitada, o Projeto Quixote aposta na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vínculo com esse público. A estratégia é construir alternativas para os desafios cotidianos de sua vida – a violência, o abandono, a falta de referências e o abuso de drogas – por meio de oficinas artísticas e ações clínicas e sociais, em que criatividade, afeto e expressão caminham sempre juntos.
O Projeto Quixote atua nas áreas de inclusão social, educação e saúde nas seguintes frentes:
Atendimento
Com estratégias lúdicas, são construídos vínculos afetivos que possibilitam o surgimento espontâneo de demandas, respondidas por uma equipe multidisciplinar. A frente de Atendimento é dividida em cinco programas:
Programa Pedagógico – Oficinas pedagógicas artísticas e lúdicas como graffiti, dança, música, teatro, culinária, esportes, informática, criatividade, leitura, jogos e brincadeiras, leitura e escrita, capoeira, karatê e acompanhamento escolar.
Programa Clínico – Atendimento em psicologia, psiquiatria, pediatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, clínica médica, psicopedagogia e serviço social, sendo referência em abuso de drogas, saúde mental, violência e abuso sexual.
Programa Atenção à Família – Atendimento psicossocial e geração de renda para familiares dos atendidos por meio da produção e venda de produtos artesanais.
Programa de Educação para o Trabalho
> Quixote Jovem: formação em competências básicas para o mundo do trabalho em oficinas de cidadania, comunicação, projetos e informática.
> Agência Quixote Spray Arte: formação e geração de renda por meio do graffiti.
Refugiados Urbanos – Atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, visando o rematriamento, o retorno a sua comunidade de origem.
Formação e Pesquisa
Estudar a prática para produzir conhecimentos e subsidiar políticas públicas voltadas a crianças, jovens e famílias em situação de risco. Por meio de cursos, supervisões, consultorias e publicações para técnicos e educadores sociais de todo o Brasil, procuramos trocar e multiplicar os aprendizados.
Em mais de vinte anos de atividades, o Projeto Quixote já atendeu cerca de 14 mil pessoas, sendo mais de 227 mil atendimentos a crianças, adolescentes e famílias.
Por ano, são atendidas em média 1,5 mil pessoas e realizados 20 mil atendimentos.
Aproximadamente 4 mil educadores e técnicos já passaram pelas ações da área de Formação e Pesquisa.
Add Comment