Políticas públicas do livro e da leitura pela OEI - Editora Peirópolis

Políticas públicas do livro e da leitura pela OEI

Editado em parceria com o selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp, organizado por Galeno Amorim e prefaciado pelo diretor da OEI no Brasil, Daniel González, Políticas Públicas do Livro e Leitura tem entre seus autores nomes conhecidos da vida política e acadêmica nacional. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e deputado federal Chico Alencar assina o capítulo dedicado ao PSol e aos partidos que apóiam a candidatura da senadora Heloisa Helena.

Já o candidato a presidente da República pelo PDT, senador Cristovam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) e ex-governador do Distrito Federal, escreveu ele próprio o texto que apresenta as idéias dos seus partidários sobre o tema. Pela coligação que apóia a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, os autores são o secretário nacional de Cultura do PT, Glauber Piva, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Hamilton Pereira.

O capítulo dedicado ao PSDB e à coligação que apóia o candidato Geraldo Alckmin ao Palácio do Planalto é de autoria da secretária estadual de Ciências e Tecnologia de São Paulo, Maria Helena Guimarães Castro, também ex-secretária executiva do Ministério da Educação.

O elenco de autores é completado pelo filósofo e atual secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto, que assina a introdução e faz um retrospecto sobre as comemorações no Brasil do Ano Ibero-americano da Leitura, o Vivaleitura, tido como um marco na história das políticas públicas do livro e leitura no país.

Organismo internacional de cooperação nas áreas de educação, ciências e cultura no mundo ibero-americano, a OEI foi uma das responsáveis pela escolha de 2005 como ponto de partida para o fortalecimento das políticas públicas para o livro e a leitura, como forma de enfrentar a pobreza e promover a cidadania em 21 países da região. O tema livro e leitura também marca a edição do primeiro volume no Brasil dos Cadernos da Ibero-América, coleção criada pela OEI para abordar diferentes políticas públicas nos países em que ela atua.

O caderno está sendo encaminhado aos candidatos a presidente juntamente com o Manifesto do Povo do Livro, documento que neste mês de setembro já atingiu três mil assinaturas, entre escritores, editores, professores, jornalistas e personalidades do mundo acadêmico e cultural brasileiro.

Mais informações: 61 3321-9955 e site da OEI.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com