PNLD Literário 2018
PNLD Literário 2018 – Livro selecionado
ESTA PÁGINA REÚNE O MATERIAL COMPLEMENTAR À INSCRIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA EM QUADRINHOS NO EDITAL DO PNLD LITERÁRIO 2018.
CATEGORIA 6
Ensino Médio
CÓDIGO 0376L18606
CATEGORIA 6
Obra literária voltada para estudantes do Ensino Médio
TEMA>> Diálogos com a sociologia e antropologia; ficção, mistério e fantasia
GÊNERO LITERÁRIO>> Histórias em quadrinhos

Macunaíma em quadrinhos
ILUSTRADORES: ANGELO ABU, DAN X
Nunca houve um herói como Macunaíma. E nunca houve uma adaptação de sua história como esta.
Com uma incrível riqueza de imagens e cores, Angelo Abu e Dan X recriam de maneira vigorosa a saga imaginada por Mário de Andrade sobre um personagem singular, a quem falta caráter, mas sobra carisma – e preguiça. Macunaíma nasce índio, se transforma em um belo e loiro príncipe, encontra seres fantásticos da Floresta Amazônica, enfrenta armadilhas e perigos e viaja à cidade grande com seus irmãos em busca de mais confusões e enrascadas.
Uma história que se traduz com perfeição aos quadrinhos, em uma versão que se mostra tão divertida e irreverente quanto a obra original.
MATERIAL AUDIOVISUAL
Sobre os autores
Angelo Abu
Angelo Abu nasceu em Belo Horizonte, em 1974. Ilustrou seu primeiro livro em 1995, como resultado de uma oficina no Festival de Inverno de Ouro Preto. Desde então, vem trabalhando para diversas editoras. Em 2000 formou-se em cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG. Em 2010 ficou em primeiro lugar na categoria caricatura no concurso de ilustração do jornal Folha de S. Paulo, para o qual posteriormente veio a colaborar algumas vezes. Ilustrou mais de 80 livros, dentre eles, Um Dia, um Pássaro, de Sônia Junqueira, Simbad, adaptado das Mil e uma noites por Alaíde Lisboa, e Macunaíma em quadrinhos, de Mário de Andrade, ilustrado em parceria com Dan X, todos pela Peirópolis.
Dan X
Aos 18 anos, enquanto estudava Publicidade, tive o meu primeiro emprego como arte-finalista em uma estamparia em Belo Horizonte. Por 10 anos trabalhei fazendo imagens para a indústria da moda, de padronagens florais a solado de sapato. Em 1995 juntei-me a amigos e editamos a revista Graffiti (1995), que durou 17 anos publicando um volume anual com algumas publicações extra, movidos mais por paixão do que por retorno financeiro. Paralelamente, trabalhei numa produtora de eventos, ministrei oficinas de graffiti pela PBH, fiz painéis e dei aulas na Casa dos Quadrinhos. Atualmente estou retomando o ofício da narrativa com imagens, que sempre me fascinou. Acredito no poder transformador da literatura, e de uma de suas formas, os quadrinhos.
FICHA TÉCNICA
Editora Peirópolis
ISBN
978-85-7596-382-1
Código de Barras
9788575963821
Ano da Edição
2016
Dimensões
20.5 x 27.5 cm
Páginas
80
Capa
Brochura