Peirópolis edita pesquisa da ONG Ação Educativa sobre as relações étnico-raciais na escola
Organizado por Camilla Croso, coordenadora do Observatório da Educação e da Juventude (Ação Educativa), em parceria com a socióloga Ana Lúcia Silva Souza, integrante da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN-SP), o livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola aborda os resultados da “Consulta étnico-racial na escola”, pesquisa realizada em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte junto a 15 instituições de educação infantil e fundamental das redes municipais sobre a implementação da lei no. 10.639.
Promulgada pelo Presidente Lula em fevereiro de 2003 e regulamentada em março de 2004, a lei ainda encontra obstáculos para sair do papel. A publicação vem contribuir para sua efetivação, ao evidenciar a realidade da educação básica no Brasil no que toca às questões étnico-raciais e ampliar a reflexão sobre a construção de políticas públicas comprometidas com a reeducação das relações étnico-raciais nas escolas brasileiras.
MAIS INFORMAÇÕES
Leia release publicado neste site.
Leia matéria sobre a questão no site da ONG Ação Educativa.
Leia matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 23 de dezembro de 2007, sobre a pesquisa que gerou o livro.
Conheça o texto da lei no site da Casa Civil da Presidência da República.
Conheça as entidades que se uniram no projeto do livro “Igualdade das relações étnico-raciais nas escolas”, e suas respectivas atuações:
CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
Ceafro – Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero
Add Comment