O que há para comemorar no Dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água será celebrado dia 22 de março, e nos traz reflexões sobre temas importantes a cerca do maior bem natural do planeta. Por isso, mudanças de hábitos, indo além de “fechar as torneiras”, poderão contribuir com a educação ambiental dentro do ambiente escolar.

Nurit Bensusan, autora dos livros infantojuvenis Meio ambiente, e eu com isso?, Quanto dura um rinoceronte? e Labirintos: parques nacionais, que abordam as relações das pessoas com o meio ambiente, a também engenheira florestal e especialista em ecologia explica que apesar do tema Água e Sustentabilidade estarem mais popularizados, as práticas ainda têm muito o que mudar.

“Continuamos com um enorme desperdício de água, continuamos sendo um país péssimo em saneamento, continuamos a individualizar a culpa pelo consumo de água. É claro que fechar as torneiras é útil, mas temos que pensar onde e como a água é gasta no planeta. Cerca de 70% é gasta na agricultura e, se quisermos fazer alguma diferença, para além de convivermos bem com nossa consciência de forma descomprometida, temos que repensar os nossos modelos de ocupação do solo e também de consumo”, afirma Nurit.

Na era da Comunicação e da Tecnologia, a especialista alerta para o consumo consciente de produtos eletrônicos, já que a fabricação de equipamentos eletrônicos também depende muito do consumo de água. “Quem quer ficar com seu velho iPad, enquanto pode ter um novo?”, indaga. A bióloga também ressalta a influência do consumo de alimentos no consumo de água. Segundo ela, a água utilizada na confecção de alimentos gera diversos tipos de gastos. “Por exemplo, para produzir um quilo de manteiga, precisamos de 18 mil litros de água. Já para produzir um quilo de carne bovina, 17 mil litros, ou seja, desperdiçamos indiretamente muita água por conta do desperdício de alimentos”, critica.

É difícil imaginar quando se toma um banho quente, escova os dentes ou toma um copo de água gelada diretamente do filtro, que muita gente no planeta não tenha acesso à água potável. De acordo com Nurit Bensusan, os números são alarmantes. “Há quase um bilhão de pessoas sem acesso à água potável no mundo, e mais de 2 bilhões sem acesso a saneamento adequado. Ironicamente, em muitos desses lugares se plantam flores, que consomem altíssimas quantidades de água, e se irrigam campos de golfe, quando umas poucas gotas d’água poderiam salvar uma vida”, reflete a bióloga.

Outras dicas de Nurit no livro Meio Ambiente, e eu com isso? para alertar seus alunos:

– Economize, economize e economize: feche a torneira enquanto escova os dentes e enquanto se ensaboa no chuveiro. Lave carros, varandas e caçadas usando baldes de água.

– Evite desperdício, ou seja, outra forma de economizar: elimine vazamentos de torneiras e canos.

– Dissemine a ideia de uso racional da água, incentivando a economia e o reaproveitamento dela.

 

– Não lave calçadas e garagens com mangueiras. Que tal usar a velha e boa vassoura e um rodo acompanhado de um pano de chão?

– Fique de olho em informações sobre a possível degradação dos recursos hídricos e suas consequências. Projetos de barragens, grandes indústrias, transposições de água dos rios, agricultura em larga escala, entre outros, podem gerar impacto sobre as fontes de captação de água.

 

Sobre Nurit Bensusan

Bióloga e engenheira florestal, pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo, uma de suas plataformas de popularização da ciência, e criadora da Biolúdica, oficina de jogos com temas biológicos voltada para crianças e adolescentes. Participa também do coletivo de ideias Biotrix . Foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

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