"O mar é minha terra", de Beto Pandiani, aporta na Fnac dia 4 de agosto
Travessias
O velejador Beto Pandiani é hoje reconhecido em todo o mundo como um incansável viajante. O que muitos não sabem, no entanto, é que antes de se aventurar pelos mares do planeta, Betão, como é chamado, era um bem-sucedido empresário da noite paulistana, dono de espaços lendários como o Aeroanta. Como se deu essa virada da noite para o dia na vida de Betão? Essa é uma das histórias que ele conta em O mar é minha terra, livro que marca a estréia da Grão Editora, parceria entre a Editora Peirópolis e a fotógrafa e designer gráfica Maristela Colucci.
Mais sobre “O mar é minha terra”
A obra tem como fio condutor o diário de bordo da Travessia do Pacífico – sua viagem mais recente a bordo de um catamarã sem cabine, e também a mais longa delas.
Além de escrever sobre essa jornada, o velejador relembra passagens imperdíveis de suas cinco jornadas anteriores e recupera uma boa parte de sua trajetória pessoal, passando por momentos de sua infância, juventude e maturidade.
As narrativas, que envolvem a busca e o encontro com o pai e as irmãs desconhecidas, arrebatam por sua delicadeza enquanto conduzem o leitor a paisagens e pensamentos longínquos, onde somente uma expedição pelos mares e oceanos pode conduzir.
Neste primeiro livro de memórias, Pandiani revela-se um narrador hábil e um excelente contador de histórias, que levará o leitor a navegar em ondas, que mesclam momentos de calmaria a situações de risco extremo, viagens interiores e aventuras ao redor do globo às quais a maioria das pessoas jamais de arriscaria.
Agenda / Agosto de 2009
Fnac Pinheiros (sessão de autógrafos)
Dia 4, às 19h
Fnac Rio (c/ palestra)
Data a se definida
Livraria Argumento (sessão de autógrafos)
Data a ser definida
Confira, abaixo, trechos do prefácio de autoria do jornalista Fernando Paiva e da apresentação escrita pela fotógrafa e editora Maristela Colucci.
O que diz o prefácio de Fernando Paiva
“À diferença da maioria dos relatos de aventura e das biografias de homens do mar, no entanto, este O mar é minha terra não se resume à descrição de barcos, marinheiros, acidentes geográficos, tempestades e calmarias. Trata-se do primeiro livro escrito por Beto Pandiani – e isso faz dele obra completamente diversa das três anteriores por ele protagonizadas. Nelas, as andanças marítimas de Betão foram documentadas por jornalistas e fotógrafos. Nesta, ele foi bem mais fundo. Resolveu realizar uma viagem para dentro de si.”
O que diz a fotógrafa Maristela Colucci, companheira de expedições
“Neste livro, você descobrirá um homem sensível que narra suas experiências – marítimas e de vida – da mesma forma que as vivenciou: de peito aberto. Um explorador que transporta o leitor a pontos remotos do mar e da terra, aos quais chegou sempre levado por suas audaciosas jangadas hi-tech. Locais ora desertos, ora habitados por comunidades indígenas ou esquimós. Um narrador que o fará navegar por plácidas lagoas azul-turquesa para, em seguida, fazê-lo vibrar com as explosões de um vulcão em atividade.”
Sobre a Grão Editora
Grão Editora, novo selo do mercado editorial, resulta da parceria entre a Editora Peirópolis e a fotógrafa Maristela Colucci. O novo selo deverá abrigar publicações que abordam viagens, culinária, estilo de vida e artes visuais.
Add Comment