Maristela Colucci lança "Viagem ao Brasil submarino" e dispara campanha pela preservação dos oceanos 3/10, em São Paulo
AGENDA:
Lançamento do livro SUB – viagem ao Brasil Submarino, e oficina de conscientização ambiental para crianças
Data: 03/10/09, às 15 horas
Local: Livraria da Vila. Alameda Lorena, 1731 – Jardins – São Paulo.
Um livro, mais de 50 espécies marinhas
SUB – Viagem ao Brasil submarino é o primeiro livro a representar o conjunto dos mais importantes ambientes subaquáticos brasileiros para o público infanto-juvenil. São mais de 50 espécies marinhas, entre peixes, crustáceos, moluscos e uma infinidade de plantas e animais que habitam a costa brasileira. Folheá-lo é como mergulhar simultaneamente em Fernando de Noronha, Abrolhos, Ilha de Trindade, Búzios, Ilha Grande, Arvoredo, Ubatuba, Alcatrazes, Laje de Santos e tantos outros pontos exuberantes do ambiente marinho brasileiro que merecem ser apresentados não apenas pela beleza, mas sobretudo pela importância ecológica.
Como explica a autora a respeito de seu projeto, “quem já teve o privilégio de mergulhar nos locais retratados sabe que atrás de cada imagem está um mundo de dificuldades e contratempos invisíveis ao leitor.” A ele, Maristela busca oferecer o melhor momento de cada mergulho. “Cada organismo revelado, cada imagem que surpreende pela harmonia de cores e formas, inspira o respeito pelo mundo submerso e a vontade de conservá-lo”, ressalta.
A obra traz, também, a contribuição da jornalista Claudia Carmello, membro da ONG Repórter Brasil e especializada em meio ambiente. Seu texto alerta para as ameaças da ação humana sobre o mar e seus habitantes e convida o leitor a pensar na preservação do ecossistema marinho e nas possibilidades de uso sustentável dos oceanos. A consultoria científica é do biólogo Ivan Sazima, mestre em zoologia e doutor em ciências pela USP e professor associado ao Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Uma fotógrafa, oito mil quilômetros de costa
Maristela Colucci começou a mergulhar logo no início de sua carreira de fotógrafa, disposta a registrar as maravilhas e os segredos submersos na extensa costa brasileira: mais de oito mil quilômetros de águas ricas em vida marinha, porém não muito transparentes.
Obstinada, a jovem e atenta fotógrafa encarou o desafio de trazer à tona imagens únicas da vida submarina brasileira, reunidas pela primeira vez no livro Brasil Submarino (Metalivros, 2005), e reproduzidas em 24 selos dos Correios e em diversos cartões telefônicos.
A seleção de imagens que agora compõe SUB – Viagem ao Brasil submarino mostra o belo resultado do projeto fotográfico que a fotógrafa paulistana vem desenvolvendo desde 1985. Reconhecida por sua técnica, arte e perfeccionismo, Maristela é considerada uma das mais importantes fotógrafas submarinas do Brasil.
SUB, segundo título da Grão Editora
SUB – Viagem ao Brasil submarino é o segundo título da
href=”https://www.editorapeiropolis.com.br/catalogo.php?cat=45&t=Cat%E1logo+Gr%E3o”>Grão Editora, selo editorial que nasceu da parceria entre a autora e a escritora
href=”https://www.editorapeiropolis.com.br/biografia.php?id=247″>Renata Borges, diretora da Peirópolis. A Grão foi inaugurada com o livro
href=”https://www.editorapeiropolis.com.br/detalhe.php?cod=204″>O mar é minha terra, de Beto Pandiani, com quem Maristela já realizou diversas expedições marítimas.
Add Comment