Mariana Ianelli e Marília Kosby, as novas poetas da Biblioteca Madrinha Lua
Coleção de poesia contemporânea com curadoria de Ana Elisa Ribeiro, publica Mariana Ianelli e Marília Kosby
A Biblioteca Madrinha Lua completa agora 8 títulos com o lançamento de Vida dupla, de Mariana Ianelli, finalista do prêmio Oceanos 2022 e do Prêmio Candango 2022, e Genealogia das mulas, de Marília Kosby.
Em Vida dupla, Mariana Ianelli faz uma autêntica homenagem a Henriqueta Lisboa, criando uma voz lírica que se conecta com o incomum dos versos e paisagens da poeta mineira.
Com fluidez e graça, além de certa devoção, Mariana esconde, na forma e no vocabulário, a matéria-prima emprestada para novos assombros e sobressaltos; amplia e encurta distâncias entre tempo e espaço, o invisível e a imagem que perscruta em outros mundos, num exercício de alteridade e espelhamento entre a poesia e o leitor.
Em Genealogia das mulas, Marília Floôr Kosby faz poesia robusta que denuncia a precariedade civilizatória, a gravidade dos pactos que vêm de longe e nos condenam. Trata do amor, da morte e da maternidade, do humano e animalesco, da violência por trás da paisagem pastoril do extremo sul do Brasil.
É clara e honesta ao desvelar as fissuras de uma política racista e execrável e puxar os fios de sua ancestralidade negra. Uma poeta visceral, para se conhecer e para nos transformar.
Madrinha Lua é o título de um dos livros da grande poeta mineira Henriqueta Lisboa, autora que inspira a coleção. Sua obra completa está no catálogo da Editora Peirópolis e funcionou como gatilho para esta iniciativa.
O projeto gráfico da coleção é de autoria da designer pernambucana Gabriela Araújo, que trabalhou com cores e formas, sentidos e costuras. Além dos livros, hotsite (editorapeiropolis.com.br/madrinha-lua), acompanham a coleção 16 videopoemas da (vídeo)poeta mineira Amanda Ribeiro.
O material digital complementar levará, para leitores de todas as idades, reflexões e provocações sobre a produção poética contemporânea, seu lugar na sociedade e, especialmente, nas escolas, lugar de formação de leitores.
Disponíveis em papel (48 reais) e ePub (28,80 reais).
Convidamos a todos a participar do primeiro evento de lançamento dos dois novos títulos:
Na quarta-feira, 26 de outubro, às 20h, faremos um bate-papo online com as poetas e com a organizadora da coleção, Ana Elisa Ribeiro.
A conversa será mediada por Diana Navas e Luara Almeida, do Programa de Pós-Graduação de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. O evento marcará o lançamento dos dois novos títulos da coleção, e acontecerá no canal do YouTube @Literatura PUC-SP.
Add Comment