3 livros de brincadeiras para aproveitar as férias - Editora Peirópolis

3 livros de brincadeiras para aproveitar as férias

Já experimentou construir um carrinho de lata ou um pata-pata? Aprendeu alguma cantiga de roda com seus pais ou avós? Jogou bole-bole?

A Peirópolis selecionou três livros para “quintalizar” as suas férias, dos autores Gabriela Romeu e Marlene Peret, Adelsin e Teca Alencar de Brito. 

 

Aprenda a fazer 36 brinquedos inventados por meninos e meninas.

Barangandão arco-íris

Conheça: Barangandão arco-íris

Neste divertido livro, Adelsin traz de maneira prática o passo-a-passo da construção de brinquedos que marcaram a infância do autor e de tantos outros adultos. Fruto de 10 anos de viagens pelo interior de Minas Gerais e da Bahia, o livro tem diários de bordo escritos no calor da hora, registros poéticos de cada situação em que os brinquedos surgiram. Escrito em linguagem fácil e direta, todo ilustrado e cheio de dicas, este é um livro para presentear, recordar e guardar. 

 

O brincar de meninas e meninos de Norte a Sul.

Lá no meu quintal

Conheça: Lá no meu quintal

Tem quintal em todo lugar: na praça, na floresta, nas ruas das pequenas cidades, nos fundos das casas e até dentro de cada um de nós (às vezes um pouco escondido). Neste livro vamos descobrir os quintais de crianças das cinco regiões brasileiras, onde folha vira catavento, pique é no pequizeiro e rio garante a diversão! Basta chegar, embarcar… E brincar!

O brincar é uma espécie de língua-mãe da infância. E foi por meio dessa linguagem que Gabriela Romeu, Marlene Peret e Samuel Macedo conheceram o Brasil, conectando-se com as crianças das beiradas de rios, dos grandes centros urbanos, de comunidades quilombolas e povos indígenas – regiões algumas vezes próximas, outras bem distantes. Os registros dessa longa viagem que se iniciou em 2011, em textos, vídeos e fotos, estão reunidos neste livro, permeado dos saberes, narrativas e vivências compartilhadas com crianças em seus quintais. Os encontros com Valdecir e seu carretão, com Milena sob a sombra da mangueira, Welleton, Joel, Laísa e Arawari são feitos retratos daquele exato instante, daquele peculiar saber infantil, que é de cada um, mas é tão comum a todos –– afinal, as brincadeiras mudam de nome, mas, em suas diferentes versões, compõem a linguagem universal do brincar.

Lá no meu quintal… convoca “meninas e meninos, pequenos ou crescidos, do Norte ou do Sul, a conjugar um verbo tão da infância (e do sempre): o brincar”.

 

Brincadeiras musicais de pontos diversos do país.

De roda em roda

Conheça: De roda em roda

Neste livro sonoro, a educadora Teca Alencar de Brito e as crianças da Teca Oficina de Música apresentam brincadeiras musicais de pontos diversos do país. São rodas de verso, cantos de trabalho, cantigas de roda e ritmos tradicionais ricamente ilustrados e enriquecidos com curiosidades e informações sobre sua origem. Ao descobrir essa incrível caixinha de música, o leitor pode perceber que as brincadeiras se repetem, se recriam e se renovam e, como uma grande roda, giram pelo país, unindo todos nós, apontando heranças e influências vindas de muitos pontos do planeta. O livro traz ainda um glossário – ilustrado com fotos – dos instrumentos musicais presentes nos arranjos, e outro com os termos musicais utilizados. Crianças, pais, avós, educadores e quem mais chegar: entrem na roda do jogo musical!

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com