"Linguagem, tecnologia e educação" será lançado em agosto durante o 2o. CHIP, na UFCE
Nos dias 5 e 6 de agosto de 2010, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino do Brasil e estudantes de diversas áreas do conhecimento reúnem-se em torno de pesquisas sobre linguagem, tecnologia e educação no 2º. Colóquio sobre Hipertexto – CHIP. As inúmeras possibilidades de interface entre esses três campos do saber, assim como os processos de aprendizagem em ambientes virtuais, temas do evento, são também abordados em livro do Cefet-MG, a ser lançado durante o evento.
Educação em tempos de rede
Os textos reunidos no livro Linguagem, tecnologia e educação foram apresentados no Encontro Nacional sobre Hipertexto, edições 2005, 2007 e 2009, essa última hospedada pelo Cefet-MG.
Para mais informações sobre o evento de lançamento, navegue no site do 2º. Colóquio sobre Hipertexto.
Em seguida publicamos o sumário da obra.
SUMÁRIO
Apresentação: Uma rede que pesquisa hipertextos 9
Parte 1: Letramento digital
1. Alfabetização e letramento em contextos digitais: Pressupostos de
avaliação aplicados ao software HagáQuê, de Márcia Helena Mesquita
Ferreira e Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG) 15
2. Internet – diferencial proporcionado pelas linguagens digitais e pela
telemática, de Maria Ilse Rodrigues Gonçalves (Faculdade Senac
Minas) 28
3. A hipertextualidade constitutiva do discurso de informação televisiva, de
Giani David Silva e Jerônimo Coura Sobrinho (CEFET-MG) 40
4. Novos letramentos e apropriação tecnológica: conciliando
heterogeneidade, cidadania e inovação em rede, de Marcelo El Khouri
Buzato (Unicamp) 53
5. Hipertexto e fluxo informacional: considerações sobre o dado e o novo na
web, de Jaqueline Barreto Lé (UFRJ) 64
6. Experiências genuinamente digitais e a herança do impresso: o que ajuda na interação com as interfaces gráficas, de Ana Elisa Novais (UFMG/UFOP) 77
7. Movimentos sociais no ciberespaço: o cruzamento de duas ordens
discursivas, de Solange Mittmann (UFRGS) 91
8. A explicação no letramento digital: reflexão preliminar sobre o ambiente
de ensino-aprendizagem via web, de João Gomes da Silva Neto e Marineide
Furtado Campos (UFRN) 103
9. Trajetórias de estudantes universitários de meios populares em busca de
letramento digital, de Daniela Perri Bandeira (UFMG) 116
10. Letramento digital e desempenho acadêmico em cursos de EaD via
internet: uma relação de interferência?, de Regina Cláudia Pinheiro e Ana
Cristina Lobo-Sousa (UFC) 126
11. Preconceito e identidade linguística: crenças de estudantes de um curso
de educação a distância, de Geórgia Maria Feitosa e Paiva e Maria Elias
Soares (UFC) 137
12. Letramento digital e suas contribuições à formação acadêmica e
profissional, de João Wandemberg Gonçalves Maciel (UFPB) e Joselito
Elias Cipriano de Lima (UEPB) 148
Parte 2: Texto, gênero textual e tecnologia
13. Teoria e prática dos gêneros digitais nos documentos oficiais da área de
Letras, de Ana Maria Nápoles Villela (CEFET-MG) 163
14. Ler e escrever no Orkut: práticas discursivas dos alunos na visão dos
professores, de Benedito Gomes Bezerra (UPE) 177
15. A práticas de escrita em scraps do Orkut: apenas a transmutação dos
gêneros bilhetes e recados?, de Verena Santos Abreu (Uneb-BA) 191
16. Uma proposta de classificação dos links hipertextuais a partir de
critérios navegacionais e informacionais, de Débora Hissa (UECE) 204
17. Explorações da linguagem na aula de comunicação: o chat educacional,
de Sandro Luis da Silva (UFLA-MG) 214
Parte 3: Ensino de línguas
18. Reflexões sobre o ensino de leitura e produção de textos acadêmicos:
disciplinas presenciais e ambientes virtuais de aprendizagem, de Hércules
Toledo Corrêa e Gláucia Jorge (UFOP)229
19. Retextualização, multimodalidade e mídias no ensino de Português, de Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) 240
20. O fórum educacional em cursos virtuais de língua estrangeira como ferramenta de interação: uma análise crítica de duas experiências, de Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld, Kátia Silene Gabrielli e Ucy Soto (Unesp-Araraquara) 260
21. Café e idiomas na web: o Live Mocha na aprendizagem de línguas estrangeiras, de Júlio César Rosa de Araújo e Rebeca Sales Pereira (UFC) 273
22. O hiperleitor/aluno de língua estrangeira: a um clique da autonomia?, de João da Silva Araújo-Júnior (IFMA) 290
23. Letramentos digitais e aprendizagem de língua inglesa nas redes sociais virtuais, de Bárbara Cristina Gallardo (Unemat/Unicamp) 302
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