Lançamento: "Bicho-Poema", poesia e ecologia para crianças
O caráter ecológico da coleção expressa-se pela escolha da impressão em papel certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council / Conselho de Manejo Florestal), uma iniciativa inédita no Brasil até o momento.
Quanto ao conteúdo, os dois títulos inaugurais são livros de poesia sobre bichos vítimas do tráfico de animais silvestres. O primeiro é Boniteza silvestre, de Lalau, e o segundo, Rimas da floresta, de José Santos, ambos com ilustrações de Laurabeatriz, especialista em retratar a natureza.
Tanto a poética leve de Lalau como a irreverência de Santos inspiram-se nos animais que mais atraem o homem por sua beleza e exotismo. Bichos que são alvos da cobiça do tráfico que movimenta mais de US$ 20 bilhões em todo o mundo, sendo 10% deste valor em solo brasileiro ? números superados apenas pelo tráfico de armas e de drogas.
Com esta coleção, articulada com a Iniciativa Verde ? responsável pelo cálculo das emissões de carbono e pelo plantio das mudas para compensar essas emissões ?, a Renctas ? Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, os próprios autores, a ilustradora e a Editora Peirópolis pretendem conscientizar crianças e jovens para a importância desta questão, além de mobilizar a sociedade para refletir sobre os efeitos da cadeia produtiva do livro.
Como afirma a diretora da Peirópolis, Renata Farhat Borges, “em um mundo que vive sob o impacto desastroso do aquecimento global, é necessário repensar padrões de consumo em todas as áreas, inclusive na cadeia produtiva do livro, que usa papel como matéria-prima e depende do sistema rodoviário para que o livro chegue às mãos de leitores em todos os cantos do Brasil”.
Informações detalhadas no release disponível na seção informações para a imprensa.
Add Comment