José Santos, autor de "Maluquices Musicais", em expedição do projeto "Lá e Cá"
Sobre o Projeto Lá e Cá
Para saber sobre o projeto Lá e Cá, navegue no site:
Projeto Lá e Cá
Sobre “Maluquices Musicais”
Maluquices Musicais traz rimas e adivinhas sobre o mundo da música, divertindo o pequeno leitor com histórias de Chopin, Villa Lobos, Modesto de Assis e Mozart.
Nas ilustrações surgem músicos tocando uma incrível variedade de instrumentos. Os personagens de José Santos embalam o leitor em versos e histórias que divertem leitores de todas as idades: não há como não se encantar com o pianista banguela, o teclado deslumbrado com a fama e o esqueleto tocador de harpa.
O livro ainda nos lembra, com ritmo e cadência, que poesia e música são antigas e eternas companheiras. E falando em companheirismo, a obra comemora ainda a maioridade da amizade entre autor e ilustrador, que se conheceram em 1990, quando Guazzelli recebeu um prêmio de animação em Havana, Cuba.
Sobre o autor e o ilustrador, amigos de longa data:
José Santos é mineiro de Santana do Deserto, município que floresceu com a cultura do café e que hoje reúne grande concentração de criadores de gado. Guazzelli é gaúcho de Vacaria, uma cidade bem no Sul do Brasil, onde às vezes neva. Uma terra doce, conhecida pela produção de maçãs, amoras, morangos e framboesas. O gaúcho desenha compulsivamente e fala bastante, o mineiro é mais silencioso, mas nem tanto. O que eles têm mesmo em comum? Espíritos inquietos e criativos.
José Santos escreveu seu primeiro poema em 1975 e, desde então, não parou mais. A literatura infantil, no entanto, só entrou em sua vida alguns anos mais tarde. Em suas palavras, “o aprendizado de como era escrever para crianças só surgiu de verdade quando nasceram meus dois meninos. Foi quando a poesia para crianças começou a jorrar”. Lançou nove livros infantis, inclusive Rimas da Floresta (Peirópolis, 2007). Para manter contato com os seus leitores, José realiza oficinas de rimas e de literatura para crianças. Participa, ainda, do conselho editorial do site de literatura infantil Cronopinhos e coordena o projeto Memórias da Literatura Infanto-juvenil, que já registrou o depoimento de dezenas de autores, ilustradores e editores brasileiros. Desde 1993, atua no Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida, onde é diretor de projetos especiais.
Guazzelli é velho conhecido no mundo das ilustrações, tendo publicado obras em diversos países desde os anos 80. Seus trabalhos já foram para mostras na Argentina, França, Itália, Portugal, Japão, Turquia, Uruguai e Cuba. Graças aos irmãos mais velhos, sempre foi um leitor assíduo de quadrinhos, começando pelos álbuns da Disney, especialmente as magistrais narrativas de Carl Barks. Passou por diversos momentos na carreira, indo desde ilustrador contratado a diretor de arte de revistas. Hoje dedica-se à criação autoral de HQs e à sua produtora de filmes, a Otto Filmes, na qual é diretor de arte.
Add Comment