III Encontro de Educação, Inclusão Social e Práticas Educativas Comunitárias: dia 06/09

Objetivo e público-alvo

O evento tem como objetivo oferecer à comunidade educacional, formada por professores das redes pública e privada e pelos educadores que atuam em Ongs ligadas ao atendimento de crianças e jovens, um espaço para a troca de idéias e experiências vivenciadas no processo educativo.

Como nos eventos anteriores realizados este ano, a Editora Peirópolis e seus parceiros, o Instituto Avisa Lá e o Colégio Oswald de Andrade, buscaram reunir profissionais com propostas e experiências bastante singulares em seus respectivos campos de atuação, vindo a oferecer uma contribuição única para o público.

Os eventos anteriores contaram com a musicista Teca Alencar de Brito, com o psiquiatra Auro Lasher, do Projeto Quixote, e com a socióloga e pesquisadora de Hip Hop, Ana Lúcia Silva Souza, além da presença de Patricio Casco e Chico dos Bonecos.

PROGRAMAÇÃO

1a. mesa: Tradição e Criação de Jogos – Patricio Casco

O professor de Educação Física Patricio Casco, autor do livro Tradição e criação de jogos, lançado recentemente pela Editora Peirópolis, será o primeiro a palestrar. Em seu trabalho, Casco propõe um novo olhar sobre o mundo dos jogos e dos esportes em geral, especialmente no contexto educativo. Ele nos convida a questionar os valores rígidos que dominam esse universo e a buscar formas de devolver às crianças e jovens o prazer e a criatividade. Para Casco, os jogos e os esportes são ferramentas de socialização importantes, e devem ser trabalhados de forma a contribuir para a formação de novos sujeitos, a partir de outros valores que não apenas a competição.

2a. mesa: Inclusão social pela arte, com Rodrigo Hübner Mendes

Rodrigo Hübner Mendes, mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Fundador do Instituto Rodrigo Mendes, aborda o tema “Inclusão Social pela Arte”. Para Rodrigo, ao fazer com que a arte sempre chegue antes das diferenças entre as pessoas, sejam elas de que natureza forem, é possível uma equiparação de oportunidades e a construção de uma sociedade para todos. Neste contexto, as diferenças entre alunos são fatores importantes na elaboração de programas oferecidos, por valorizar a autenticidade dos processos artísticos.

3a. mesa: Literatura e Identidade, com Sylvia Albernaz Guimarães
“Literatura e Identidade” é o tema da terceira mesa, dirigida por Sylvia Albernaz Guimarães, fundadora e atual presidente da Associação Vagalume e reconhecida como líder social desde 2004 pela Anvina. A palestrante promove um debate analítico acerca da importância da literatura para a formação da identidade, a partir de sua experiência de implantação de bibliotecas comunitárias como estratégia de desenvolvimento humano e comunitário. À frente da Associação Vagalume, Sylvia promove o desenvolvimento cultural e educacional de comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira, contribuindo com a troca de conhecimento entre a população com as demais regiões do país.

Encerramento: Participação especial de Chico dos Bonecos

Francisco Marques, o Chico dos Bonecos é poeta e arte-educador desde 1980 e trabalha com o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas. Nessa categoria de brinquedos, estão incluídos os invisíveis, como histórias, contos, lendas e fábulas vindas da literatura oral. Sua matéria-prima de trabalho é a impalpável riqueza da oralidade mesclada com o humor e o resgate da vontade de brincar.

Pela Editora Peirópolis, Francisco Marques já publicou: Galeio ? Antologia poética para crianças e adultos; Muitos dedos enredos: Um rio de palavras deságua num mar de brinquedos; Desvendério ? Quem conta um conto omite um ponto e aumenta três.

AGENDA

III Encontro de Educação, Inclusão Social e Práticas Educativas
Data:
06.09.08
Horário: de 10h30 às 13h30
Local: Auditório do Colégio Oswald Andrade: R. Cerro Corá, 2375
Inscrições: Inscrições gratuitas pelo e-mail mkt@editorapeiropolis.com.br ou pelo tel. 11 3816.0699, com João Fenerich. Vagas limitadas.

Facebook
Instagram