Guia Destaques Emília 2021: 3 títulos selecionados
Chegou o Guia Destaques 2021 da Revista Emília. Dentre as obras selecionadas, três são da Peirópolis: Irmãs da chuva, À sombra da mangueira e Mesma nova história.
Conheça todos os selecionadosConfira abaixo mais sobre cada um dos livros e a categoria nos Destaques:
Categoria Arrebatadores:
Irmãs da chuva, de Gabriela Romeu e Anabella Lopez
“Esta história aconteceu durante sete dias de tempestade, entre duas rezas e mandingas, um bocado de verso rimado, outro tanto de encantaria e cantoria e uma travessia envolvendo duas irmãs gêmeas benzedeiras e todo o povo de Tururu do Sul, vilarejo onde a hora era anunciada pelo sino da igreja à tardinha.”
No desenrolar dessa narrativa fantástica, que brinca com o sincretismo dos saberes do homem e as forças da natureza, o leitor vai reconhecer o encanto e a graça da cultura do Brasil mais profundo, ouvir os ecos de crenças e invenciones dos muitos sertões brasileiros, que resistem na voz e coração de cantadores e contadores, de violas e pelejas, benzedeiras e suas proezas. Um verdadeiro conto de fadas brasileiro, ambientado entre o real e o imaginário, a poesia bordando a paisagem.
As gravuras criadas pela artista Anabella López, argentina que adotou o nordeste brasileiro como residência e fonte criadora, recriam o imaginário sertanejo por meio da linguagem simbólica da narrativa do herói, das cartas do tarô, das runas e outras formas divinatórias.
O prefácio da professora e narradora de histórias Regina Machado resume assim o convite para este livro: “Mesmo sem terem me pedido, aconselho que vocês busquem um jardim – se os passarinhos vierem, melhor será – , sentem-se numa cadeira bem confortável com um guarda-chuva ao lado e aventurem-se na leitura deste livro. Se então acontecer algum milagre, qualquer um, está tudo bem: é porque o sertão é mesmo dentro da gente.”
Compre: Irmãs da chuvaCategoria Imperdíveis:
À sombra da mangueira, de Angelo Abu e alunos do Hakumana
Este livro de histórias africanas nasceu a partir de um círculo de narradores e ouvintes, formado pelo artista brasileiro Angelo Abu e pelas crianças e jovens frequentadores da ONG Hakumana, em Maputo, Moçambique. Durante várias manhãs, o grupo se reuniu à sombra de uma frondosa árvore para compartilhar e ouvir histórias do repertório tradicional do país africano. As adoráveis narrações feitas pelos jovens contadores de histórias ganharam, neste livro, belas ilustrações de Abu, com fortes referências a muitos elementos da cultura moçambicana.
Além de serem lidas, as histórias foram gravadas e estão disponíveis via QR-Code neste livro. Desse modo, os leitores podem ouvi-las e apreciar o sotaque do português de Maputo, alternado com falas nas línguas nativas da região, Changana e Ronga.
Este é também um livro sobre o lugar encantado da narração, ocupado, sem nenhuma cerimônia, por cada criança e jovem, com suas diferentes formas de narrar e fabular o mundo.
Compre: À sombra da mangueiraCategoria Recomendáveis:
Mesma nova história, de Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Juão Vaz
O que pode nascer do convívio entre uma velhinha que está perdendo a memória e um menino que só pensa em jogos eletrônicos? De maneira delicada, a história aborda a finitude da existência, o lugar dos mais velhos nas relações familiares e o nascimento do afeto entre uma vó e seu neto.
Trazendo referências da cultura afro-brasileira e elementos da oralidade, este livro ilustrado é resultado da colaboração entre três autores que se expressam em diferentes linguagens. O texto escrito por Everson ganhou voz na narração de Mafuane, e depois uma narrativa visual composta por João Paulo Vaz. Como é comum durante o caminho percorrido pelas histórias orais, a narração foi se modificando, perdendo uma parte aqui, ganhando outra ali, até fixar-se nessa edição escrita.
Compre: Mesma nova história
Add Comment