Como articular diferentes informações e conteúdos sobre um mesmo tema?
Conhecer é saber lidar com diferentes informações, relacionando-as em prol de uma reflexão sobre o mundo em que vivemos. O conhecimento é vivo, é atual e contribui para que se possa realizar ações no mundo, renovando-o a partir do interesse e da curiosidade. Esse é um dos mais importantes papeis da escola – por isso a equipe da Peirópolis se mobiliza para reunir todo o conteúdo digital que possa apoiar o trabalho do professor.
O mundo de Isa
O mundo de Isa é uma coleção de livros para crianças bem pequenas. Os livros cabem na mão da criança e se espalham ao seu redor para muitas e muitas leituras. Ao todo são 32 histórias para você colecionar! São muitos os temas encontrados na coleção O mundo de Isa. São tantos os olhares, os vieses,
Mais +Uma viagem pela literatura portuguesa
Por Susana Ventura Sabor e saber Somos brasileiros. A língua portuguesa está conosco todas as horas do dia e da noite: sonhamos em português, pensamos em português, falamos português. Lemos em português, escrevemos em português, expressamos nossos sentimentos em português. Com a língua portuguesa tecemos o nosso dia a dia. Alguns dentre nós têm
Mais +Narração de histórias
Existe diferença entre ler, mediar e contar uma história? Ler e contar são ações distintas e envolvem também diferentes aprendizagens, que certamente não se restringem ao entendimento ou não da história. Ao ler uma história existe o contato com a linguagem escrita, que se estrutura de modo muito diverso da linguagem falada, utilizando diferentes expressões
Mais +Pré-história também é cultura
A Paleontologia é a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra. A biodiversidade atual é apenas uma pequena parcela de todas as espécies de animais, plantas e microorganismos que já habitaram os continentes e oceanos ao longo do tempo. O paleontólogo faz escavações em busca desses seres que ficaram preservados nas
Mais +Coleção: “E eu com isso?”
A especialização do saber, a despeito de ter possibilitado o acúmulo de conhecimento em todas as áreas, acabou por promover a desconexão entre elas. Com isso, a ciência, envolta em jargões e processos de grande complexidade, ficou muito distante das pessoas “comuns”; e essas, por sua vez, estão muito distantes da tomada de decisões políticas
Mais +Kiusam de Oliveira e a representatividade negra
Nascida em Santo André, grande São Paulo, aos 14 anos ingressou no Colégio IESA para cursar Magistério de 2o Grau. Logo após, foi para a Fundação Santo André cursar Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional. Para qualificar-se fez lato-sensu em Metodologia do Ensino Superior e, na sequência, na USP habilitou-se em Deficiência
Mais +Kaká Werá e a sabedoria ancestral
Nos anos oitenta Kaká Werá notabilizou-se pelo empreendedorismo social; desenvolvendo projetos sustentáveis, criando tecnologias sociais que aliaram arte, valorização de culturas e cooperatividade. Tornou-se um dos precursores da literatura indígena no Brasil e uma autoridade na difusão dos saberes e valores ancestrais. Destaca-se hoje no desenvolvimento de pessoas e como facilitador de processos de autoconhecimento, tendo por
Mais +Leitura em quadrinhos na sala de aula
Novos velhos heróis Os criadores de heróis e super-heróis dos quadrinhos, que arquitetaram mundos originais e paisagens inteiramente novos para nós, dedicaram-se também (re)contar histórias não tão novas, com enredos talvez não tão desconhecidos, e, especialmente, heróis emprestados de outros criadores, muitas vezes de gerações anteriores. Já a partir da década de 1940, eles se
Mais +De lá e de cá: Perambular
Você já pensou em quantas pessoas de várias gerações se comunicam, sonham e transmitem conhecimentos ao fazer uso da língua portuguesa? Dizem que somos mais de 200 milhões que falam línguas em português. Mais de 500 anos de história e um oceano separam Portugal e o Brasil. Entre as características distintivas dos povos, a linguagem
Mais +O livro em todo lugar
A pergunta que não quer calar: o que é um e-book? Se você procurar o termo no dicionário, encontrará algo assim: Substantivo. Um livro composto ou convertido em formato digital para exibição em uma tela de computador ou dispositivo portátil. Mas, vamos do começo: e-books são arquivos que podem ser lidos em dispositivos digitais –
Mais +Adelsin e seus brinquedos encantados
Um dia, passado o susto de estar adulto, a gente descobre, outra vez, a maravilha de brincar. Comigo foi acontecendo devagarinho, com os meninos da minha rua, no recreio da escola onde trabalhava, e teve confirmação numa oficina de brinquedos para gente grande no ano de 1986. Lá, a professora Lydia Hortélio me chamou a atenção para a cultura da criança, seus segredos e encantos. Desde então, minha vida é correr atrás de meninos e meninas para aprender brinquedos.
Mais +Teca Alencar de Brito e a educação musical
Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito dedicou-se à educação musical desde 1974, quando fundou a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical em São Paulo voltado à formação de crianças, jovens e adultos, até 2023, ano em que faleceu em São Paulo, aos 68 anos. Foi doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela
Mais +Adriana Klisys e a arte do jogo
Adriana Klisys formou-se em Psicologia, ciência em que encontrou a chave para a compreensão da natureza das relações humanas e sua complexa interação com o universo do conhecimento. Pensar o lúdico em todas as esferas da vida é o que mais motiva esta profissional, comprometida com a cultura e com o pleno desenvolvimento de uma
Mais +Alaíde Lisboa e a literatura na escola
Confira entrevistas com a escritora e educadora Alaíde Lisboa comentando a importância do estudo de literatura na formação escolar e sobre a influência de seus irmãos, também escritores, em sua própria formação.
Mais +Conheça a Coleção VIU
Para as crianças, a LEITURA e a CRIAÇÃO DE IMAGENS não têm fronteiras! Mas podem ser aguçadas com um olhar sensível para os desenhos que compõem o mundo à nossa volta. O Instituto Arte na Escola e a BIC® têm o enorme prazer de lançar a COLEÇÃO VIU, que traça um percurso imagético para adultos
Mais +Lalau e Laurabeatriz: a poesia que vem da natureza
A parceira entre Lalau e Laurabeatriz começou em 1994. Desde então, a produção já ultrapassou os 40 títulos, muitos deles altamente recomendados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O principal tema que permeia as obras da dupla é o meio-ambiente. “Nesse mundo em que vivemos hoje, planeta Terra, é impossível não nos preocuparmos muito com o meio ambiente. Usar esse tema em nossos livros não deixa de ser uma maneira de lutar para melhorar a vida do nosso planeta”, explicou a ilustradora em uma entrevista para o site Educar para Crescer, em 2010.
Mais +Férias na Antártica com a família Klink
Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica.
Mais +Selma Maria e seus meninos quietos
“Os brinquedos de sensações fazem parte da natureza humana. Já os brinquedos invisíveis são aqueles que estão diante dos nossos olhos, mas só encontramos com atenção e observação.”
Mais +Gandhy Piorski e o brincar
“As crianças gostam de saber o que tem dentro, saber o que é a vida das coisas. E ela se manifesta no imaginário como uma coisa oculta, que está na entranha da matéria. Então, as crianças precisam quebrar, abrir, investigar. Porque o oculto é a alma de tudo.”
Mais +O mundo em casa: websérie
Vídeos que discutem os desafios das infâncias em tempos de quarentena, a partir de temas diversos, como imaginário, corpo e brincar.
Mais +Ajude a transformar a história de uma criança
Juntos transformamos realidades O Projeto Quixote atua para transformar a vida destas crianças, adolescentes e famílias em complexas situação de vulnerabilidade social, por meio da arte e de uma atenção clínica, pedagógica e social integradas. O Quixote resgata a confiança e a potência que cada um tem para lidar com as dificuldades da vida, escuta
Mais +Gabriela Romeu e as culturas das infâncias
Gabriela Romeu é jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para infância, com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas, como livros, documentários, sites e exposições.
Mais +