Formação de educadores: A história da Terra e da vida
Um dos compromissos mais importantes e sensíveis de uma escola ou secretaria municipal de Educação é oportunizar a contínua formação de seus educadores. Para contribuir nessa missão, a Editora Peirópolis está disponibilizando atividades de formação com seus autores, de modo a promover a participação criativa e reflexiva das professoras e dos professores.
Objetivo
O paleontólogo e divulgador científico Luiz Anelli contará histórias da vida na Terra, mirando as janelas do passado para entender melhor a nossa existência. Esta proposta formativa destina-se a capacitar educadores especialistas e não-especialistas a construir seu próprio pensamento científico por meio da compreensão da evolução da terra e da vida ao logo do tempo geológico.
Ementa
Frações da pré-história vêm sendo guardadas nas rochas desde a formação da Terra 4.54. Por este longo caminho, uma parte dos eventos geológicos e biológicos que a construíram ficou registrada e nos revelam que a Terra, as águas, a atmosfera, e a vida, já foram muito diferentes de tudo o que hoje vemos à nossa volta. Há mais de 100 anos, geólogos e paleontólogos brasileiros vêm retirando das camadas rochosas empilhadas sob nossos pés, testemunhos dos fatos que marcaram a evolução das paisagens e da vida que nos envolve. Nossas terras já foram inundadas por mares gelados, foram arrasadas pelo deslocamento de geleiras que nos pareceriam eternas, e cobertas por desertos e pantanais sem fim, cenários onde uma legião de estranhos animais deixou suas marcas na forma de fósseis e vestígios que os cientistas ainda tentam compreender. Conhecer a própria pré-história é um dever de todos os brasileiros, em um tempo e país onde o conhecimento científico ainda tenta mostrar o seu valor, e encontrar o seu papel na educação.
Luiz E. Anelli é paleontólogo, escritor, professor livre docente do Instituto de Geociência da Universidade de São Paulo, e atual diretor da Estação Ciência da USP. É autor de diversos livros de divulgação científica na área de paleontologia, dentre eles O guia completo dos Dinossauros do Brasil, Novo guia completo dos dinossauros do Brasil, Dinos do Brasil, Novos dinos do Brasil, ABCDinos e Dinossauros e outros monstros: uma viagem à pré-história do Brasil todos publicados pela Peirópolis. Em 2018 foi vencedor do Prêmio Jabuti de literatura infanto-juvenil com o livro “O Brasil dos Dinossauros”.
Foi curador de diversas exposições temporárias como “Dinossauros na Oca e outros animais pré-históricos”, e “Patagotitan, o maior do mundo”, ambas no Parque do Ibirapuera, São Paulo; e curador de exposições permanentes como “Dinos do Brasil – realidade virtual” no Catavento Cultural, São Paulo, e “Dinossauros – A Era Mesozoica”, no Sabina – Escola Parque do Conhecimento, Santo André, onde montou o único esqueleto completo de Tyrannosaurus em exposição na América do Sul.
Add Comment