Formação de educadores: poesia contemporânea na escola
Um dos compromissos mais importantes e sensíveis de uma escola ou secretaria municipal de Educação é oportunizar a contínua formação de seus educadores. Para contribuir nessa missão, a Editora Peirópolis está disponibilizando atividades de formação com seus autores, de modo a promover a participação criativa e reflexiva das professoras e dos professores.
Objetivo
Promover aos educadores a competência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular): Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
Ementa:
Amanda Ribeiro, uma das autoras da Biblioteca Madrinha, é professora e atua na formação de educadores desenvolvendo um trabalho com oficinas de videopemas. Essa linguagem, ao apresentar uma fricção entre a literatura e o cinema, cria novo “processo de significação” que já não é mais nem um nem outro, mas um pouco dos dois, segundo Ana Paula Ferreira (20041). Justamente por situar-se nesse novo terreno, mesclando linguagens, o trabalho com videopoemas torna-se extremamente interessante para a formação do jovem leitor/autor/criador que atua em diferentes em gêneros e mídias.
Amanda Ribeiro nasceu (1989) e envelhece em Belo Horizonte. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, professora, poeta e videopoeta, é autora de Livre é abelha (Impressões de Minas, 2018). Em 2020, iniciou o projeto 1′ – Videopoemas de 1 minuto. Ministra minicursos e oficinas sobre videopoesias e edição de livros para crianças. Recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ em 2023 em seu livro Máquina de costurar concreto (Peirópolis, 2022).
Add Comment