Formação de educadores: Literatura Portuguesa para crianças – uma ótima viagem
Um dos compromissos mais importantes e sensíveis de uma escola ou secretaria municipal de Educação é oportunizar a contínua formação de seus educadores. Para contribuir nessa missão, a Editora Peirópolis está disponibilizando atividades de formação com seus autores, de modo a promover a participação criativa e reflexiva das professoras e dos professores.
Dinâmica proposta para a atividade
Aula interativa com manuseio de livros, leitura, discussões. A interferência da professora se dá a partir das provocações e observações dos frequentadores, numa dinâmica que possibilita a construção do conhecimento de maneira coletiva. Subsídios externos (crítica literária) são trazidos oportunamente.
Recursos utilizados
Leitura partilhada de textos, quadro branco com caneta tipo pincel atômico e apagador, caixa para livros, livros.
Aula de quatro horas abordando a literatura portuguesa para crianças, dos autores clássicos aos mais contemporâneos. Como na literatura brasileira e em várias das literaturas europeias, no início da literatura portuguesa para a infância estiveram as coletâneas de contos populares que foram levadas à imprensa a partir do final do século XIX. Contos do além-mar que, trazidos pelos portugueses para o Brasil frutificaram em histórias que ainda hoje são bem conhecidas do público brasileiro: das aventuras de Pedro de Malas Artes aos desafios impostos a João Grilo. Desde então muitos criadores se dedicaram a escrever para jovens. Nosso percurso começa nos contos recolhidos por Teófilo Braga e Adolfo Coelho, passa pela obra da educadora Ana de Castro Osório e chega às criações de alta voltagem poética de José Jorge Letria (nascido em 1951 e um dos mais reconhecidos autores para crianças em Portugal), às histórias bem contadas de Antonio Torrado (nascido em 1939) e aos novíssimos autores e ilustradores Isabel Minhós Martins, Carla Maia de Almeida, Bernardo Carvalho, Madalena Matoso e André Letria, que vêm construindo obras inovadoras, reconhecidas mundialmente.
Susana Ramos Ventura é Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora e pesquisadora das literaturas de língua portuguesa, tem realizado trabalhos em diferentes universidades brasileiras, portuguesas e francesas. Tem ministrado cursos e palestras, bem como atuado ao lado de atores, músicos, grafiteiros, artistas plásticos e videoartistas em atividades que buscam levar a literatura a um grande número de pessoas. Consultora do Programa Mais Cultura do MinC em 2008 (formação de bibliotecas), curadora da exposição Linguaviagem (Itamaraty/Museu da Língua Portuguesa) em 2010, curadora de diversos projetos do SESC SP desde 2007. Organizadora da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens – Lisboa, 2010, o primeiro grande evento a discutir a literatura infantil e infantojuvenil brasileira em Portugal e do Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens – Lisboa, 2011 – ampliação da Jornada, contemplando as literaturas produzidas nos países africanos de Língua Portuguesa. Pesquisadora ligada ao Núcleo de Estudos Ibéricos da Universidade Federal de São Paulo e ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É consultora da linha editorial dedicada à Literatura Portuguesa da Editora Peirópolis.
Add Comment