Florbela no cinema
O filme Florbela, do diretor português Vicente de Alves Ó, foi o longa-metragem mais visto em Portugal em 2012, será lançado em São Paulo no feriado de 1º de maio.
Florbela é baseado na vida da poetisa portuguesa Florbela Espanca e se passa em Portugal, nos anos 20. Mulher à frente de seu tempo, que se sente inquieta e presa a um casamento tradicional, Florbela foge para juntar-se ao irmão em Lisboa e logo entra no ritmo frenético da capital. Quando o irmão morre em um acidente, ela vê seu mundo desmoronar e só uma coisa pode salvá-la: escrever.
Dalila Carmo assume o papel da controversa poetisa portuguesa Florbela Espanca
A Editora Peirópolis lançou Florbela Espanca: antologia de poemas para juventude, organizado por Denyse Cantuária, que em 2009 foi agraciado com o selo Altamente Recomendável pela FNLIJ categoria Literatura em Língua Portuguesa. Trata-se de uma seleção de poemas da autora portuguesa considerada uma das maiores vozes poéticas de Portugal. Florbela Espanca nasceu em 1894 e faleceu em 1930, construindo em pouco tempo uma obra intensa e ainda muito presente nos dias atuais.
Add Comment