Viaje sem sair de casa com a família Klink
A Antártica nunca foi destino de férias. Ir ao longínquo continente gelado é coisa de cientistas e intrépidos navegadores. Ao saberem da experiência das irmãs Laura, Tamara e Marininha Klink, que já estiveram lá cinco vezes em companhia de seus pais, o navegador Amyr Klink e a fotógrafa Marina Bandeira Klink, as editoras do selo Grão, Renata Borges e Maristela Colucci, decidiram convidá-las para embarcar numa outra aventura: a aventura literária.
Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica. Neste livro conhecemos o delicado equilíbrio do planeta e, de quebra, o divertido jeito de encarar o mundo das jovens Laura, Tamara e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink.
Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais especiais passam o verão. Com ainda pouca vivência, elas já sabem e entendem que nosso planeta precisa de cuidados e que, onde quer que a gente viva, nossas atitudes refletem em lugares muito distantes daqui.
O mar como porta para o mundo
Nascidas em um mundo náutico e educadas para ver o mar não como uma limitação, mas como uma porta para o mundo, Laura, Tamara e Marininha pisaram no continente gelado muito cedo: a primeira viagem aconteceu em 2006, quando Laura e Tamara, que são gêmeas, contavam nove anos, e a caçula Marininha tinha apenas seis.
Como uma das viagens tomou um mês do período letivo, a escola onde elas estudam encontrou a seguinte solução: as três alunas deveriam anotar e fotografar tudo o que lhes chamasse a atenção, para depois dividir com os colegas em sala de aula. O sucesso da apresentação desses “diários de bordo” levou as irmãs Klink a apresentá-los muitas outras vezes, tornando-as experientes palestrantes de temas polares em diversas escolas da capital paulista.
As irmãs Klink abordam o ecossistema antártico e a necessidade da preservação das águas e das espécies, como também os problemas da poluição e do aquecimento global, com o olhar vigoroso das descobertas da infância. Outros temas também estão presentes nesta construção coletiva, entre eles as relações familiares, que ganham novos contornos em uma experiência tão singular como a vivida pela família Klink.
Publicado como “livro verde”, com certificação de origem do papel, Férias na Antártica é o terceiro título do selo Grão. O primeiro livro publicado pela Grão foi O mar é minha terra, relatos de viagem do velejador Beto Pandiani, e o segundo foi SUB – viagem ao Brasil submarino, de Maristela Colucci.
Prefácio, por Amyr Klink
“Em fevereiro de 2006, concluímos a nossa primeira viagem antártica com as crianças a bordo. Experiência que surpreende: a de comandar filhos próprios e de terceiros num ambiente borbulhante, pouco previsível, onde se pode conhecer e aprender ininterruptamente. Imaginei que seria uma bela experiência para tão inquietas e curiosas criaturas. Foi. Não imaginei o quanto seria importante, para nós adultos, o ofício de, ao ensinar, aprender.
Vinte anos de viagens regulares ao continente antártico me ensinaram menos do que essas intensas, breves, semanas de andanças e convivência. Retornamos nas temporadas seguintes, em todas, pra descobrir que era muito pouco o que sabíamos, que havia tanto e tantos para ver. Tantas perguntas, luvas esquecidas, botas molhadas, espécies de nomes difíceis; tantos encontros, artistas, autores brilhantes, pesquisadores em dúvida, viajantes ousados. Tantos outros modos de ver o que eu supunha conhecer. Um desses modos é este pequeno livro que fiz questão de não abrir até que suas autoras o mostrassem já pronto. Para um pai viajante, calejado de surpresas, devorador de grandes e pequenos livros foi uma grande surpresa. A maior que já tive.”
Proposta pedagógica
A Editora Peirópolis disponibiliza, em formato PDF, proposta pedagógica elaborada por Regina Moraes Abreu para o livro Férias na Antártica de Laura, Tamara e Marininha Klink.
O objetivo deste material é sugerir ao educador formas de explorar, de maneira interdisciplinar, conteúdos conceituais e atitudinais de língua portuguesa, artes, atualidades, ciências, geografia e orientação educacional, partindo do interesse dos alunos por buscar informações complementares sobre as vivências e observações descritas pelas autoras em seu relato de viagem.
Explorar com os alunos as informações e emoções apresentadas pelas autoras, através do gênero relato de viagem. Enfatizar a conexão existente entre os seres vivos, estejam próximos ao Equador ou ao polo Sul, e também entre eles e os fatores abióticos do ambiente. Despertar no aluno a noção de que preservar o ecossistema onde se vive refletirá positivamente na qualidade de outros ecossistemas bem mais longínquos.
Clique para baixar a proposta pedagógica
Como adquirir seu exemplar
Férias na Antártica (em português)
Vacation in Antartica (em inglês)
Bate papo com as irmãs Klink na sua escola
Sua escola adotou o livro Férias na Antártica e tem interesse em fazer um bate papo sobre o livro? Entre em contato pelo email marketing@editorapeiropolis.com.br.
Add Comment