Curta a animação de Guazzelli sobre a morte de Fernando Pessoa

Roteiro e Direção de Arte: Eloar Guazzelli Filho
Animação: Adriana Pinto
Trilha sonora e mixagem: Nick Graham-Smith

As experiências recentes do ilustrador Eloar Guazzelli na tradução de Fernando Pessoa para os quadrinhos encorajou-o a transportar as imagens que garimpou nesses trabalhos para sua outra profissão: a de diretor de curta-metragem. Guazzelli adaptou para a tela uma releitura silenciosa e sintética do álbum Eu, Fernando Pessoa em quadrinhos (São Paulo: Peirópolis, 2013). O entusiasmo pela obra do poeta gerou este curta-metragem de animação na forma de um poema visual retratando o dia em que Fernando Pessoa virou imortal. “Conviver com essa personalidade multipartida, essa verdadeira multidão gerada a partir de um indivíduo e sua explosão criativa em diversas frentes foi o que me cativou em definitivo”, confessa.

Gaúcho de Vacaria radicado em São Paulo, Eloar Guazzelli é formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e wap designer, atua como quadrinista desde a década de 90 e tem trabalhos publicados em revistas da Argentina (Fierro e Lapíz Japones) e da Espanha (Ojo Clínico). No Brasil, publicou Túnel de letrasO rei de pedraO primeiro dia, entre outros livros.

Foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Havana (1989), no Yomiuri International Cartoon Contest (1991) e no Salão Internacional de Piracicaba em 1991, 1992 e 1994. Ganhador do III Concurso de Ilustração da Folha de São Paulo (2005), recebeu também vários troféus HQ Mix, na categoria Desenhista Revelação (1994) e livro infantil (1999 e 2000). Além desses, recebeu inúmeros outros prêmios em festivais de cinema, salões de humor e bienais de quadrinhos dentro e fora do Brasil, e participou de exposições em diversas partes do mundo. Atualmente reside em São Paulo, onde atua como ilustrador e diretor de arte para cinema de animação e professor (IED-SP).

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com