Editora Peirópolis: Altamente Recomendável!
A escolha vem reconhecer os esforços da editora no sentido de manter linhas editoriais que contribuam para ampliar o universo cultural de crianças e jovens e criar pontes entre culturas, como é o caso da linha editorial indígena e dos livros de grandes nomes da literatura portuguesa.
Ponte entre culturas: Brasil-Portugal
Branca-Flor e outros contos e Dentes de Rato são fruto da parceira da Peirópolis com o IPLB ? Instituto Português do Livro e das Bibliotecas de Portugal. Entre suas atribuições, encontra-se a missão de realizar o intercâmbio cultural entre os diversos países de língua portuguesa, divulgando seus escritores fora das fronteiras de Portugal.
A parceria entre a Editora Peirópolis e o IPLB gerou também a Antologia de poemas portugueses para a juventude, de Henriqueta Lisboa, também “Altamente Recomendável”, entre outras premiações; e Os Lusíadas em quadrinhos, adaptação do clássico de Camões para a HQ por Fido Nesti, selecionado para o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2008.
Ponte entre culturas: o Brasil contemporâneo e suas raízes indígenas
A linha editorial dedicada aos escritores indígenas é um dos grandes orgulhos da Editora Peirópolis, pioneira em abrir espaço para a voz dos índios brasileiros, estimulando-os a se apropriarem de sua cultura, seus saberes, sua mitologia, toda a sua riqueza, e tornarem-se eles mesmos senhores dessa expressão.
Os resultados vêm provando o quanto nossos escritores indígenas são capazes de realizar essa ponte entre as culturas, contribuindo para o diálogo entre os brasileiros contemporâneos e suas raízes indígenas, considerando sempre a diversidade de povos e línguas que aqui existia, e ainda existe e resiste.
Títulos dessa linha editorial vêm conquistando diversos prêmios, sendo o mais recente a inserção de Sehaýpóri – O livro sagrado do povo Saterê-Mawé, de Yaguarê Yamã, no Catálogo White Ravens.
Add Comment