Dez contos do além mar – release
Dez contos do além-mar
Lançamento da Editora Peirópolis reúne contos de 1867 dos portugueses Teófilo Braga e Adolfo Coelho
FICHA TÉCNICA
Título: Dez contos do além-mar
Autores: Adolfo Coelho e Teófilo Braga
Organização: Ana Maria Carvalho
Ilustração: Taisa Borges
Nº de páginas: 48
ISBN: 978-85-7596-197-1
Formato: 17x24cm
A Editora Peirópolis lança o livro Dez contos de além-mar, reunião de narrativas curtas dos autores portugueses Adolfo Coelho e Teófilo Braga organizada por Ana Carolina Carvalho O conjunto, feito de contos do século XIX, expressa um pouco da identidade do povo português e sua identificação com as histórias dos oceanos.
Os autores são figuras decisivas na constituição e desenvolvimento inicial da etnografia e da antropologia em Portugal durante o fim do século XIX e início do século XX. Ambos buscaram preservar em seus textos os elementos típicos da oralidade dos contos e da cultura portuguesa. Em 1867 Teófilo comparou sua obra a uma garrafa jogada ao mar, com o objetivo de marcar e difundir a existência do povo português.
A edição reúne múltiplos personagens que cruzaram o oceano e os séculos para fazer parte da história e da cultura do povo português. Personagens como o João Grilo, a Linda Branca, a Raposa, o Pedro Malas Artes, o João Pequenito e até a Comadre Morte aparecem nestas histórias, para levar o leitor ao conhecimento de si mesmo e sua cultura, na voz dos antepassados.
Ana Carolina comenta a importância das histórias populares para registrar a cultura de um povo. “As historias são memórias. As histórias e contos populares escolhidos permitem-nos entrar no imaginário de um povo, no seu cotidiano, nas condições de sua existência, nos seus modos de viver”. O mar é um ambiente que esconde grandes mistérios. Para os portugueses o mar representa desafios e conquistas das grandes navegações.
Sobre a organizadora:
Ana Carolina Carvalho nasceu em 1971, na cidade de São Paulo. Estudou psicologia e atualmente trabalha na área clínica e em educação, com formação de professores. Desde 2006 vem estudando contos populares de diversas culturas. Em 2009, publicou seu primeiro livro, Contos de Irmãos, pela editora Moderna.
Sobre a Editora Peirópolis:
Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.
Para saber mais sobre a Editora Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br
Add Comment