Guia Destaques 2022 da Revista Emília: Diário das águas arrebatador

Guia Destaques 2022 da Revista Emília: Diário das águas arrebatador

Chegou o Guia Destaques 2022 da Revista Emília. Dentre as obras selecionadas, “Diário das águas“, de Gabriela Romeu e Kammal João, figura na categoria Arrebatadores.
 
 

Na análise de Vanessa Marconato Negrão, “Gabriela Romeu, jornalista e pesquisadora das infâncias, traz, em Diário das águas, a justa medida da importância dos cursos d’água, num livro que mescla lindamente poesia e informação. A autora percorreu o Brasil pelas margens dos rios e registrou num diário tudo o que viu, matutou e viveu com as crianças ribeirinhas. Assunto não faltou: relatos, verbetes, mapas, receitas, lampejos, lembranças e, sobretudo, poesia. Tudo foi convertido em palavras e nas lindas aquarelas de Kammal João.”
 
Os Destaques Emília são parte importante do trabalho formativo do Instituto Emília, com a análise anual de obras de ficção e não-ficção para crianças e jovens publicadas no Brasil desde 2013. As seleções consideram a qualidade literária, estética e política das obras, e os livros destacados são submetidos ao Olhar Leitor, que resultará em comentários e vídeos de jovens leitores sobre alguns dos livros presentes na seleção.
 

Conheça o Diário das águas

Neste diário ilustrado, o tempo é o da escuta e o ritmo é o do rio. Os encontros são pelas funduras das águas e pelas suas margens, nas brincadeiras das crianças, nas memórias dos mais velhos e nos lampejos da imaginação de uma poeta viajante. Aqui o leitor é convidado a olhar ao mesmo tempo para as miudezas e para a imensidão, como se a vista pudesse ultrapassar a bruma da natureza e investigar a origem e a beleza de todas as coisas.

No vai-e-vem das páginas, surgem versos-piracemas, listas, nomes, receitas, poemas e dizeres compostos com os registros em desenho do artista Kammal. Suas ilustrações investigam os silêncios das entrelinhas, as brechas das palavras, os não ditos do texto.

É gigante o livro que, para pequenos, se mostra capaz de traduzir, ao mesmo tempo, as dualidades da enchente e da vazante, a viagem de dentro e a de fora, o mundo submerso e o espelho do real, o significado da palavra e o vazio do sentido, a poesia e a etnografia.

Compre Diário das águas

 

 

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com