Curadorias da Peirópolis
Para apoiar os educadores na escolha dos títulos a serem trabalhados nas escolas, a Editora Peirópolis desenvolve, desde 2021, uma proposta de curadoria de leituras.
Até agora, preparamos dez curadorias em formato digital, com foco em diferentes temas: narração de histórias, literatura portuguesa, poesia contemporânea, clássicos em HQ, literatura indígena, paleontologia, inventários de infâncias, entre outros.
A partir de cada foco, elegemos uma “família” de obras que dialogam com o assunto, buscando apresentá-las, contextualizar sua pertinência e sugerir propostas para serem desenvolvidas com os estudantes. O material é elaborado por especialistas, de acordo com as habilidades e competências previstas na BNCC.
Convidamos você à leitura e apreciação dessas publicações gratuitas voltadas aos educadores!
Os quadrinhos e a Geografia
A curadoria aborda a pertinência da linguagem dos quadrinhos no ensino da Geografia, por meio da obra de Evandro Alves, pesquisador e artista dedicado ao estudo das possibilidades do uso da HQ em sala de aula. Ao aliar suas contundentes imagens e seus textos enxutos e precisos sobre a situação de um dos mais importantes biomas do Brasil, Evandro Alves convida os jovens leitores a importantes reflexões sobre o meio-ambiente e a ocupação predatória no Cerrado, numa linguagem atrativa e próximas aos estudantes, sobretudo aqueles dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Essa curadoria foi desenvolvida por Teresa de Carvalho, que é graduada em Geografia pela FFLCH-USP, e atua desde 2019 no Museu da Pessoa, atualmente na área de Programação Cultural e Curadoria.
Teatro vivo na escola
O teatro está presente em sua escola? De que maneira? Os estudantes conhecem textos de dramaturgia e são convidados a encená-los? Por que será que os textos de dramaturgia, tão importantes na literatura, ainda circulam com timidez nas escolas brasileiras?
Buscando responder a essas e outras questões, Tuna Serzedello, professor de teatro, dramaturgo e diretor, e Ana Carolina Carvalho, colaboradora na Editora Peirópolis e formadora de educadores, oferecem reflexões e caminhos para que o teatro se faça cada vez mais presente, tanto como ferramenta, quanto como conteúdo, ao longo de toda a escolaridade básica.
Inventário de infâncias: Viagens pelos Brasis
Dedicada à obra da jornalista e escritora Gabriela Romeu, a curadoria Inventário de infâncias propõe uma viagem pelos muitos Brasis que habitam nosso país. Enveredando pelas estradas, terreiros e quintais, as obras de Gabriela valorizam a infância e reconhecem as crianças como produtoras de cultura. Ao mergulhar em seus livros, os leitores podem ampliar o conhecimento sobre o patrimônio imaterial brasileiro que se expressa em brincadeiras, jogos, cantigas, versinhos, adivinhas, receitas e muitas memórias, e se encantar com a poética e o lirismo com que a autora partilha sua extensa pesquisa. Passeando por sua obra, propomos um trajeto a ser realizado com as crianças e jovens, relacionando os livros lidos e apresentando desdobramentos possíveis a partir das leituras.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.
Paleontologia: pré-história é cultura
Saber mais sobre os dinossauros nos ajuda a compreender melhor nosso mundo, afinal foi durante o tempo em que viveram que se formou a superfície terrestre do jeito que conhecemos, também naquele momento surgiram na Terra os primeiros mamíferos. Nesta curadoria, abordamos todas essas questões e mais: nos aproximamos dos dinossauros brasileiros. Será que a pré-história de nosso país está presente em sua escola? Os livros de Luiz Eduardo Anelli são uma boa oportunidade para que crianças e jovens reconheçam esse importante patrimônio cultural, valorizando nosso passado e a pesquisa robusta da paleontologia brasileira.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis. Com contribuições do Prof. Dr. Luiz E. Anelli, professor de paleontologia do Instituto de Geociências da USP, diretor da Estação Ciências, curador de diversas exposições na área da paleontologia e autor de livros sobre o assunto.
Clássicos em HQ
Os clássicos em quadrinhos são interessantes não somente porque a leitura dos quadrinhos pode ser prazerosa por si só, mas também porque a quadrinização pode, sim, ser um mapa capaz de encurtar distâncias e ampliar os horizontes de compreensão da obra literária. A quadrinização pode soar como convite honroso para compreender os clássicos além de seu sentido histórico, de como a obra foi recebida pelos leitores da época, ou como um convite para ler um bom quadrinho – ou tudo junto ao mesmo tempo. Vamos conhecer a proposta?
Essa curadoria foi desenvolvida por Luara Almeida (@umlivrotodoazul), doutoranda e mestra no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. É pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação, especializada em Publicações para crianças e jovens (EINA – Barcelona) e graduada em Design gráfico.
O mundo de Isa
É profundo o que pode acontecer em termos das experiências que um bom livro pode disparar nos bebês e nas crianças bem pequenas. Mas, para tudo isso acontecer, será que serve qualquer livro feito “para os bebês”? O mundo de Isa é uma coleção de livros para esse público. Os livros cabem na mão da criança e se espalham ao seu redor para muitas e muitas leituras. Cada livro aberto traz uma experiência diferente.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.
Literatura Indígena
A curadoria sobre Literatura Indígena pretende trazer à tona a reflexão sobre o papel da literatura para a aproximação e ampliação do conhecimento sobre os povos indígenas brasileiros, por meio do contato com variadas expressões e compreensões do mundo, diferentes formas de organizações sociais e múltiplos modos de vida. Embora a literatura indígena tenha estado cada vez mais presente na escola, ainda sabemos pouco sobre a diversidade pluriétnica que compõe a sociedade brasileira. Promover o contato desde cedo com as múltiplas vozes dos povos ancestrais é uma maneira de romper com visões um tanto estereotipadas que, de modo geral, ainda se fazem presentes.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.
Madrinha Lua: poesia contemporânea
A curadoria aborda a leitura da poesia contemporânea na escola, apresentando os livros de poetas brasileiras que fazem parte da Biblioteca Madrinha Lua, e oferecendo caminhos para a sua fruição. Para além da ampliação do repertório poético, o contato com a produção poética contemporânea pode ter uma força mobilizadora e impulsionadora de muitas questões que dizem respeito à vida e ao futuro da juventude. Desse modo, é capaz de estabelecer diálogos férteis e engajar jovens leitores e leitoras na leitura desse gênero tão antigo e que continua tão forte entre nós.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Elisa Ribeiro, coordenadora da Biblioteca, professora de língua portuguesa e pesquisadora da edição no Cefet-MG, com contribuições de Ana Carolina Carvalho, mestre em Educação (Unicamp) e Psicóloga (USP).
Literatura portuguesa
“Minha pátria é a língua portuguesa”. Será que você já ouviu ou leu essa frase antes? Nesta curadoria de literatura portuguesa é feita uma ligação entre os livros do catálogo, com autores de lá e de cá, dando destaque para os contemporâneos: Afonso Cruz, Alice Vieira, José Jorge Letria e Lídia Jorge.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.
Crescer e Partir
A curadoria específica denominada Crescer e Partir, elaborada a partir das duas obras de Tamara Klink – Um mundo em poucas linhas e Mil Milhas –, apresenta a autora e suas obras e propõe desdobramentos das leituras com foco nos projetos de vida, gêneros literários (relato de viagem e poesia), além do olhar para as produções de textos em diferentes formatos e mídias, dialogando com as novas perspectivas do ensino médio e anos finais do ensino fundamental.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.
Narração de histórias na escola
A primeira curadoria é sobre narração de histórias na escola. Ao trazer esse tema, refletimos sobre a importância do contato com a narração oral ao longo da escolaridade, evidenciando o que os jovens podem aprender tanto ao conhecer e ampliar seu repertório de histórias de origem oral, quanto ao contar histórias para seus pares e a comunidade escolar, ocupando o lugar de narradores.
Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.