Como faço para receber o livro do PNLD em minha escola?
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.
O Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, unificou as ações de aquisição e distribuição de livros didáticos e literários, anteriormente contempladas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com nova nomenclatura, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD também teve seu escopo ampliado com a possibilidade de inclusão de outros materiais de apoio à prática educativa para além das obras didáticas e literárias: obras pedagógicas, softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros.
A execução do PNLD é realizada de forma alternada. São atendidos em ciclos diferentes os quatro segmentos: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os seguimentos não atendidos em um determinado ciclo, recebem livros, a título de complementação, correspondentes a novas matrículas registradas ou à reposição de livros avariados ou não devolvidos.
Além dos seguimentos, no âmbito do PNLD, podem ser atendidos estudantes e professores de diferentes etapas e modalidades, bem como públicos específicos da educação básica, por meio de ciclos próprios ou edições independentes.
Com relação à compra e à distribuição dos materiais e livros didáticos selecionados pelo Ministério da Educação, no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB), é importante ressaltar que são de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cabendo a este órgão também a logística do provimento e do remanejamento dos materiais didáticos para todas as escolas públicas do país cadastradas no censo escolar.
Ressaltamos que o MEC não dispõe de acervos de materiais ou livros didáticos do PNLD para distribuição avulsa ao público e bem como não possui versão para download destas obras.
Conheça nossos livros selecionados para o PNLD 2023
Como faço para receber o livro didático em minha escola?
Para receber os livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é necessário que a escola pública participe do Censo Escolar do INEP e que a rede à qual está vinculada ou a escola federal tenham feito adesão formal ao programa, conforme preconiza a Resolução CD/FNDE nº 42, de 28 de agosto de 2012. É importante ressaltar que a adesão deve ser atualizada sempre até o final do mês de maio do ano anterior àquele em que a entidade deseja ser atendida.
A distribuição dos livros é feita por meio de um contrato entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que leva os livros diretamente da editora para as escolas. Essa etapa do PNLD conta com o acompanhamento de técnicos do FNDE e das Secretarias Estaduais de Educação. Os livros chegam às escolas entre outubro do ano anterior ao atendimento e o início do ano letivo. Nas zonas rurais, as obras são entregues nas sedes das prefeituras ou das secretarias municipais de educação, que devem efetivar a entrega dos livros.
O FNDE distribui os livros didáticos de acordo com projeções do censo escolar referente aos dois anos anteriores ao ano do programa, pois são as informações disponíveis no momento do processamento da escolha feita pelas escolas. Dessa maneira, poderá haver pequenas oscilações entre o número de livros e o de estudantes.
Para demais esclarecimentos acerca da distribuição de obras, sugere-se o contato com o FNDE, no portal www.fnde.gov.br, ou pelo e-mail: sac@fnde.gov.br, ou pelo contato do Atendimento Institucional do FNDE pelo telefone 0800 616161 (ligação gratuita). Para falar com o FNDE, digite 2 e, em seguida, digite 5. Há, também, o endereço eletrônico: sac@fnde.gov.br.
Como são escolhidos os livros didáticos que vão para a escola?
Os materiais distribuídos pelo MEC às escolas públicas de educação básica do país são escolhidos pelas escolas, desde que inscritos no PNLD e aprovados em avaliações pedagógicas coordenadas pelo Ministério da Educação e que conta com a participação de Comissões Técnica específica, integrada por especialistas das diferentes áreas do conhecimento correlatas, cuja vigência corresponderá ao ciclo a que se referir o processo de avaliação.
As obras são inscritas pelos detentores de direitos autorais, conforme critérios estabelecidos em edital, e avaliadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento. Se aprovadas, compõem o Guia Digital do PNLD , que orienta o corpo discente e o corpo diretivo da escola na escolha das coleções para aquela etapa de ensino (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Registro da escolha dos livros didáticos do PNLD 2020
Já começou o registro da escolha dos livros didáticos do PNLD 2020 para atendimento dos anos finais do ensino fundamental! Os diretores das escolas participantes poderão registrar as coleções que serão utilizadas nas escolas nos próximos 4 anos.
As escolas devem observar compromissos relativos à moralidade e à isonomia no processo de escolha. Deste modo às escolas é vedado permitir o acesso de representantes das editoras nas dependências da escola durante o período de Registro da Escolha.
- Passo a passo – Escolha PNLD 2020
- Orientações gerais para a escolha
- Registro da escolha
- Percentual de registro da escolha
Acesse o Guia Digital do PNLD 2020
Atenção: O conteúdo completo dos Manuais do Professor está disponível para acesso.
Escolha dos Livros Didáticos Anos Finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos
Serão escolhidas as obras didáticas destinadas aos anos finais (6º ao 9º anos) do ensino fundamental. Nesse momento, ocorrerá somente a escolha das obras didáticas. A escolha das obras literárias do PNLD Literário 2020 ocorrerá no primeiro semestre de 2020.
Escolher os livros que serão utilizados pelos próximos anos é um símbolo da força e da autonomia que a escola possui. O processo de escolha do livro didático envolve duas etapas: a análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação disponíveis no Guia do PNLD e o registro das coleções escolhidas pelo corpo docente de cada escola. São ações sérias, que precisam ser realizadas conscientemente e de forma democrática em cada unidade escolar.
O processo de escolha deverá ser realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD.
Mobilize o corpo docente da sua escola! A seleção dos materiais deve ser estabelecida de forma democrática e autônoma. Lembramos que somente o diretor da escola, por meio de sua senha de acesso ao Sistema PDDE Interativo/SIMEC, poderá realizar o registro dos livros escolhidos pelos professores.
—
Fontes:
http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld
https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/escolha-pnld-2020
Conheça nossos livros
PNLD Literário 2023
PNLD Literário 2023
ESTA PÁGINA REÚNE O MATERIAL COMPLEMENTAR À INSCRIÇÃO DO LIVRO Irmãs da chuva NO EDITAL DO PNLD LITERÁRIO 2023.
Categoria 2
Obras Literárias do 4º e 5º ano do ensino fundamental
CÓDIGO 0733P230302
Tema: Encontros com a diferença
Gênero: Conto, crônica, novela
Irmãs da chuva
Autora: Gabriela Romeu
Ilustrações: Anabella López
“Esta história aconteceu durante sete dias de tempestade, entre duas rezas e mandingas, um bocado de verso rimado, outro tanto de encantaria e cantoria e uma travessia envolvendo duas irmãs gêmeas benzedeiras e todo o povo de Tururu do Sul, vilarejo onde a hora era anunciada pelo sino da igreja à tardinha.”
No desenrolar dessa narrativa fantástica, que brinca com o sincretismo dos saberes do homem e as forças da natureza, o leitor vai reconhecer o encanto e a graça da cultura do Brasil mais profundo, ouvir os ecos de crenças e invenciones dos muitos sertões brasileiros, que resistem na voz e coração de cantadores e contadores, de violas e pelejas, benzedeiras e suas proezas. Um verdadeiro conto de fadas brasileiro, ambientado entre o real e o imaginário, a poesia bordando a paisagem.
As gravuras criadas pela artista Anabella López, argentina que adotou o nordeste brasileiro como residência e fonte criadora, recriam o imaginário sertanejo por meio da linguagem simbólica da narrativa do herói, das cartas do tarô, das runas e outras formas divinatórias.
MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O PROFESSOR
MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O ALUNO
MANUAL DO PROFESSOR
Leia uma amostra
PNLD Literário 2023
ESTA PÁGINA REÚNE O MATERIAL COMPLEMENTAR À INSCRIÇÃO DO LIVRO Férias na Antártica NO EDITAL DO PNLD LITERÁRIO 2023.
Categoria 1
Obras Literárias do 1º ao 3º ano do ensino fundamental
CÓDIGO 0732P230301
Tema: O mundo natural e social
Gênero: Memória, diário, biografia
Férias na Antártica
Autor: Laura, Tamara e Marininha Klink
Ilustrações: Zinne
Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica.
Conheça neste livro o delicado equilíbrio do planeta e, de quebra, o divertido jeito de encarar o mundo das jovens Laura, Tamara e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink.
Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais especiais passam o verão. Com ainda pouca vivência, elas já sabem e entendem que nosso planeta precisa de cuidados e que, onde quer que a gente viva, nossas atitudes refletem em lugares muito distantes daqui.
MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O PROFESSOR
MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O ALUNO
MANUAL DO PROFESSOR
Leia uma amostra
PNLD Literário 2023
ESTA PÁGINA REÚNE O MATERIAL COMPLEMENTAR À INSCRIÇÃO DO LIVRO Mesma nova história NO EDITAL DO PNLD LITERÁRIO 2023.
Categoria 1
Obras Literárias do 1º ao 3º ano do ensino fundamental
CÓDIGO 0767P230301
Tema: Família, amigos e escola
Gênero: Conto, crônica, novela
Mesma nova história
Autor: Everson Bertucci e Mafuane Oliveira
Ilustrações: Juão Vaz
O que pode florescer da convivência entre uma velhinha que está perdendo a memória e um menino que só pensa em jogos eletrônicos?
A história nasceu a partir da colaboração de três autores que se experimentaram em diferentes linguagens. O texto escrito por Everson ganhou voz na narração de Mafuane, e depois uma narrativa visual composta por João Paulo Vaz.
Assim, como é parte do caminho das histórias orais, a narração foi se modificando, perdendo uma parte aqui, ganhando outra ali, até fixar-se nessa edição escrita.
MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O PROFESSOR
MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O ALUNO
MANUAL DO PROFESSOR
Leia uma amostra
PNLD Literário 2023
ESTA PÁGINA REÚNE O MATERIAL COMPLEMENTAR À INSCRIÇÃO DO LIVRO As fabulosas fábulas de Iauaretê NO EDITAL DO PNLD LITERÁRIO 2023.
Categoria 2
Obras Literárias do 4º ao 5º ano do ensino fundamental
CÓDIGO 0768P230302
Tema: Encontros com a diferença
Gênero: Lendas, mitos, fábula
As fabulosas fábulas de Iauaretê
Autor: Kaká Werá Jecupé
Ilustrações: Sawara
As fabulosas fábulas de Iauaretê (a onça que virou guerreiro kamaiurá, casou com Kamakuã, a bela, que gerou Iauaretê-mirim, que perseguiu o pássaro Acauã para conseguir a pena mágica e voar até Jacy-Tatá, a mulher-estrela, senhora do segredo dos poderes dos pajés) conta os melhores momentos de uma das mais divertidas lendas do ideário Guarani: as aventuras da onça Iauaretê, que virou gente, e de seus filhos, Juruá e Iauaretê-mirim.
Acompanhadas por desenhos de Sawara, filha de 11 anos do autor, as fábulas aqui selecionadas falam de medo, coragem, dúvida, amor, morte, paz, oportunidade, erros e acertos que vivenciamos, divertindo e emocionando adultos e crianças.
Add Comment