Comênio: o artesão e o artista> prefácio de Wojciech Andrzej Kulesza - Editora Peirópolis

Comênio: o artesão e o artista> prefácio de Wojciech Andrzej Kulesza

Prefácio de Wojciech Andrzej Kulesza à segunda edição de Muitas coisas, poucas palavras, de Francisco Marques (Chico dos Bonecos)

A arte de ensinar, tema da Didática Magna de Comênio (ou Comenius), refere-se tanto às atividades próprias do artista, quanto às do artesão. Na interpretação corrente desde o século XIX de sua obra, destaca-se muito mais o enfoque do professor como artesão, do que do professor como artista, dicotomizando-se a didática, que o pensador morávio concebia una, nessas duas facetas. Muitas coisas, poucas palavras é um livro que procura apresentar integralmente o conteúdo da Didática, sem separação. Projetado para, ao mesmo tempo, ser lido e ouvido, a obra de Francisco Marques recupera o sentido original da arte de ensinar do “mestre das nações”.

Arquitetado como peça radiofônica, o livro combina admiravelmente o convincente discurso de Comênio sobre ensinar e aprender com a magia de canções que evocam nossa infância, ambientando o leitor na genealogia da aprendizagem, em seu espaço e tempo próprios, articulando memória e imaginação. Podemos dizer que o autor nos introduz diretamente na schola ludus, sua última concepção metodológica: a aula como peça teatral. Professor de latim, língua na qual, no século XVII, se comunicavam os conhecimentos acerca do mundo e que encerrava dentro de si a cultura do seu tempo, ele, inicialmente, havia sistematizado seu ensino na famosa Janua Linguarum Reserata.

Defensor do ensino da língua materna antes do ensino do latim, exatamente devido à relação direta existente entre as palavras e as coisas, naturalmente percebida pelas crianças, Comênio compôs neste manual pequenas frases comuns no cotidiano, grafando-as em latim e vernáculos, possibilitando sua utilização por estudantes alfabetizados em vários idiomas. A Janua, traduzida para inúmeras línguas, deu ao seu autor renome internacional, o que fez com que ele fosse convidado para reformar escolas em vários países. 

Convidado para organizar uma escola latina na longínqua Transilvânia, Comênio percebeu as limitações da Janua e, colocando em prática suas prescrições expostas na Didática Magna, a transformou num manual ilustrado no qual, através de gravuras representando as coisas, os estudantes podiam compreender claramente o vínculo entre as coisas e as palavras. O lado artesão de sua arte de ensinar se valia deste modo de seu lado artístico para compor uma nova metodologia para o ensino de línguas. Nascia assim seu Orbis Pictus – o Mundo em Imagens – uma verdadeira enciclopédia das coisas (e das palavras) existentes em seu tempo. Considerado o primeiro livro didático ilustrado, o Orbis seria intensamente utilizado pelos estudantes de latim em todo o mundo até o século XIX.

Partidário da educação dos sentidos (de todos os cinco), Comênio, que também era pastor da Igreja dos Irmãos Morávios, já havia escrito peças teatrais para serem encenadas por seus alunos. Nesses textos ele explorava a particularidade literária própria do teatro que é o diálogo, forma preferencial de comunicação e expressão recomendada por Comênio na relação entre professor e aluno. Secularizando as tradicionais dramatizações religiosas, que tinham como modelo a Santa Missa, ele imprimiu um caráter pedagógico às suas representações, as quais, além de objetivos essencialmente morais, contemplavam secundariamente conteúdos normalmente tratados no currículo escolar. Após a ilustração da Janua, Comênio prepara sua teatralização, compondo o livro que seria publicado como Schola Ludus, onde as aulas de latim são estruturadas como um jogo, como brincadeiras, satisfazendo sua aspiração de que o estudo seja algo agradável, prazeroso.

Não é outro o interesse de Francisco Marques neste seu livro direcionado para pais e mães, professores e professoras. Exímio contador de histórias, conhecido por Chico dos Bonecos e autodenominado “desenrolador de brincadeiras”, ele conjuga nesta obra radiofônica sua vasta experiência com fantoches e brinquedos na educação infantil, com a sistematização pedagógica presente na Didática Magna de Comênio. Esta segunda edição, revista e ampliada, incorpora as reflexões feitas durante sua utilização pelo autor em oficinas para docentes e apresentações para crianças.   

 

Wojciech Andrzej Kulesza

João Pessoa, dezembro de 2022

 

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