Clube de leitura ODS em língua portuguesa
O Clube de Leitura relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foi lançado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2019. Seu objetivo é usar os livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma lista de livros de várias partes do mundo. Essas obras foram selecionadas de acordo com os 17 ODS, e estão disponíveis nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), uniram-se para realizar o processo seletivo de obras lançadas no Brasil que integram o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa. O lançamento do catálogo com as obras selecionadas aconteceu na Feira do Livro de Bolonha, em 2021. Com o projeto, o Brasil passa a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA).
Saiba mais em: https://clubedeleituraods.org.br/
Baixe aqui o PDF do Catálogo do Clube de Leitura ODS – Capítulo Brasil
Conheça os livros da Peirópolis selecionados para o Clube de Leitura ODS
A cadeira do rei, de Nelson Cruz, foi selecionado para a categoria 4 – Educação de qualidade.
Lá no meu quintal, de Gabriela Romeu e Marlene Peret, foi selecionado para a categoria 5 – Igualdade de gênero.
Ah… Nisso eu não tinha pensado!, de Ludovic Souliman, foi selecionado para a categoria 10 – Redução de desigualdades.
Terra de cabinha, de Gabriela Romeu, foi selecionado para a categoria 12 – Consumo e produção responsáveis.
Um canto para o rio, de Roberta Brangioni Fontes, foi selecionado para a categoria 12 – Consumo e produção responsáveis.
Ouça aqui a narração da história por Mafuane Oliveira e Samara Rosa no podcast “Deixa que eu conto”, da UNICEF Brasil.
Add Comment