Cerrado em quadrinhos: Conteúdo complementar
Conheça a curadoria Os quadrinhos e a Geografia
Para apoiar os educadores na escolha dos títulos a serem trabalhados nas escolas, a Editora Peirópolis desenvolve, desde 2021, uma proposta de curadoria de leituras. A partir de cada foco, elegemos uma “família” de obras que dialogam com o assunto, buscando apresentá-las, contextualizar sua pertinência e sugerir propostas para serem desenvolvidas com os estudantes. O material é elaborado por especialistas, de acordo com as habilidades e competências previstas na BNCC.
Salve a Amazônia! E o Cerrado também!
Esse é o texto da tirinha que está na capa da curadoria dedicada aos quadrinhos e a Geografia. Em geral, ouvimos muito sobre a preservação da Amazônia, sobre a grave situação em que se encontra a Mata Atlântica e sobre os desmatamentos, erosões e incêndios no Pantanal, importantes biomas brasileiros. E o Cerrado? Por que este bioma muitas vezes parece mais esquecido do que os outros, quando o assunto é meio ambiente e exploração predatória?
Evandro Alves, quadrinista e geógrafo, quer mudar o senso comum que foi construído acerca do Cerrado, ajudando-nos a olhar para a sua riqueza e para o grave desmatamento que acomete esse bioma, e faz isso utilizando a linguagem dos quadrinhos!
Com uma pena bastante afiada e formação profissional na área da Geografia, o autor nos convida a refletir não só sobre questões econômicas, políticas e ambientais que assolam esse bioma, mas também sobre a eficácia do uso dos quadrinhos, com sua linguagem precisa, crítica, bem-humorada e muito próximas dos jovens, para ampliar seus olhares sobre urgentes questões de nosso tempo.
A partir do trabalho de Evandro Alves, exploramos nesta curadoria algumas possibilidades de encontros dos quadrinhos e da Geografia e seus usos em contexto escolar, sobretudo nas etapas finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Leia a curadoria na íntegraConheça: Cerrado em quadrinhos
Este livro apresenta o bioma Cerrado de forma crítica e reflexiva, a partir da linguagem das tiras de quadrinhos. O artista e geógrafo Evandro Alves utiliza essa forma de expressão para problematizar a ocupação predatória que tem ocorrido na região, falsamente justificada pela ideia que se trata de região pouco exuberante, que deve ceder espaço a pastagens e plantações.
Os quadrinhos abordam temas como o desmatamento, o agronegócio, os povos indígenas e tradicionais, e a necessidade de preservação do ambiente e convidam seus leitores a conhecer mais de perto esse bioma brasileiro que, embora vital, segue seriamente ameaçado pela expansão predatória e o desmatamento. Frequentemente eclipsado pela Amazônia e a Mata Atlântica na agenda da educação e das políticas públicas, o Cerrado sustenta 5% da biodiversidade mundial, incluindo a mais diversa savana do planeta e uma fauna riquíssima.
A obra, que conta com prefácio da bióloga, engenheira florestal e escritora Nurit Bensusan, desafia estereótipos e promove um entendimento profundo sobre este ecossistema único, incentivando a conscientização e a valorização do Cerrado no contexto da preservação ambiental.
Add Comment