A pergunta que não quer calar: o que é um e-book?
Se você procurar o termo no dicionário, encontrará algo assim: Substantivo. Um livro composto ou convertido em formato digital para exibição em uma tela de computador ou dispositivo portátil.
Mas, vamos do começo: e-books são arquivos que podem ser lidos em dispositivos digitais – como tablet, smartphone, computador etc. Mas não é qualquer documento de texto digital que é considerado e-book, eles tem algumas características específicas.
Uma delas é que o texto não deve ser editável. Como milhares de pessoas tem acesso àquele livro em dispositivos digitais, as pessoas não podem alterar qualquer conteúdo sem a permissão do autor. Portanto, para se qualificar como um e-book o texto não poderá ser alterado de maneira alguma. Por isso existem formatos específicos de arquivos (como ePub, AZW, KF8, MOBI, etc) e formas de proteção para que isso não ocorra.
Outra característica importante é que os e-books são, na maioria das vezes, fluídos. Isso significa que, independentemente do tamanho da tela em que você está visualizando aquele livro, o texto e as imagens sempre se ajustarão automaticamente para melhor leitura. O texto permanecerá formatado com quebras de linha e capítulos, e as imagens serão redimensionadas para se ajustarem às proporções do dispositivo em que você está lendo.
Entretanto, existem algumas exceções, por exemplo, para os livros infantojuvenis. Normalmente esses livros são acompanhados fortemente pelas imagens, que carregam partes importantes da narrativa. Por isso, nesses casos, o e-book não é fluído – ele é o que chamamos de “layout fixo”.
Para ler um ebook você precisará de um software específico, em computadores, ou de um aplicativo, em dispositivos móveis. Tudo vai depender do tipo de arquivo que é o seu ebook. Os aplicativos mais utilizados são: