Prêmio Profissionais da Música
O livro Cantos da floresta: iniciação ao universo musical indígena de Magda Pucci e Berenice de Almeida, venceu na categoria “livros musicais”.
No primeiro ano em que a modalidade Educação é incluída no prêmio, o livro Cantos da floresta ganha a categoria Livros musicais, afirmando sua importância no universo musical. Sob o tema “Temos um país para reconstruir. Viva a Cultura Popular”, o prêmio festeja a cultura popular em sua 7ª edição.
O projeto Cantos da Floresta – iniciação ao universo musical indígena, elaborado por Magda Pucci, diretora musical do Mawaca e Berenice de Almeida, educadora musical, engloba um livro-referência com um CD, um livro para crianças (A floresta canta!) e um site didático (https://www.cantosdafloresta.com.br/), focado exclusivamente em conteúdos indígenas, desde aspectos essenciais desse universo até as artes sonoras.
Trata-se do primeiro livro sobre músicas indígenas com enfoque didático voltado para professores, educadores musicais e interessados em geral. Cantos da Floresta teve a colaboração de diversos representantes indígenas e tem o prefácio de Ailton Krenak, importante filósofo e ativista indígena e de Teca Alencar, importante educadora musical.
O livro apresenta referências primordiais no estudo das músicas indígenas abordando expressões de nove grupos: Guarani, Ikolen-Gavião, Kambeba, Kaingang, Krenak, Paiter Suruí, Yudjá e Xavante e povos do Rio Negro. São 336 páginas fartamente ilustradas com 250 fotos, antigas e novas, que contam desde os primórdios das pesquisas etnográficas até os dias atuais com o protagonismo indígena. Abarca aspectos não apenas puramente musicais, mas também questões ligadas às línguas, como breves explanações sobre os mais expressivos rituais indígenas, aspectos da cultura material como grafismo, adereços, objetos e brincadeiras realizadas pelas crianças indígenas. Além das explicações sobre instrumentos e sobre as músicas, há partituras com as transcrições de cada uma das músicas selecionadas.
Add Comment