Selma Maria
Selma Maria é uma artista interdisciplinar, escritora, curadora de exposições, atriz performática, escultora, ilustradora, roteirista e pesquisadora da cultura brasileira. Nascida em São Paulo, fez graduação em Artes Visuais na FAAP. Também foi professora em instituições de ensino público e particular onde ministrou cursos para crianças, jovens e adultos.
Por ter vivido e trabalhado em várias cidades do interior do Brasil, a autora reflete no seu trabalho a cultura popular e os jogos de palavras que dão visibilidade à potência da língua portuguesa. Selma cria intencionalmente um espaço lúdico entre as linguagens visual e literária dando voz, corpo e imagem às palavras. Os seus trabalhos foram apresentados no Brasil, Portugal, Alemanha, Áustria e Espanha. Atualmente vive em Piracaia, interior de São Paulo.
Publicou vinte e quatro livros para o público infantil e adulto. Teve dois de seus livros selecionados para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair, vários deles escolhidos pelo Ministério da Educação para fazer parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Itaú Social, PROAC-SP, e editais de incentivo a leitura estaduais e municipais de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e outras cidades brasileiras.
Já publicou com as editoras SESI-SP, Estrela Cultural, Peirópolis, Panda Books, Editacuja, Pingue-Pongue, Telos, entre outras. Ganhou uma bolsa de intercâmbio patrocinada pelo Ministério da Cultura para participar, em Portugal, do Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens, organizado pela Universidade de Lisboa.
Trabalha com literatura sobre temas da cultura popular brasileira e dos países de língua portuguesa desde 2009. Além de escritora, atua na área de memória e educação realizando exposições como “Meninos Quietos”, que trouxe a infância e os brinquedos do escritor João Guimarães Rosa para vários espaços culturais brasileiros. Outras exposições em que participou: “Perambular”, “As Palavras e o mundo”, “Mundo Livro”, “Lá e Cá: livros viajantes”, “Ateliê 16” e “Jogo de Palavras”.
Na área educacional, tem trinta livros publicados nos projetos “A Cidade da Gente” e “Escolas que se Abraçam”, que incentivam a escrita poética para estudantes de escolas públicas. Trabalhou nas Olímpiadas de Língua Portuguesa- MEC; Projeto Brincar do CENPEC; Instituto Rodrigo Mendes; Museu da Casa Brasileira; CEDAC.
Também participa de eventos culturais como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, a FLIP (Paraty), Festival Internacional das Artes de Transformação do IDEA 2010 - Belém do Pará, FliAraxá, Feira do Livro de Porto Alegre, Feira Pan- Amazônica do Livro, Circuito Sesc de Artes, Semana de Arte e Cultura de Morro da Garça e Semana Roseana de Cordisburgo.
Desde 2019, é coordenadora do programa “Escolas que se Abraçam”, que incentiva a leitura e a escrita poética para estudantes de escolas públicas de países lusófonos como Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Cabo Verde, resultando em seis livros escritos por mais de mil crianças.
Selma Maria tem um acervo de 500 brinquedos e objetos feitos artesanalmente por artistas que estão inseridos dentro do universo da cultura popular brasileira e portuguesa.
É roteirista e criadora da série “Perambular e Brincar”.
Como atriz e autora de textos teatrais, já se apresentou em vários países com o projeto “Objetos Poéticos”, que traz brincadeiras com as palavras e esculturas que ela cria e incorpora em suas apresentações, assim como a personagem Saramaga, a Mestra em Letras Ocultas e Gambiarras. Este trabalho recebeu homenagem na coleção Mestres do Fazer da confecção FARM-RIO.
Ganhou o Prêmio Salão Jovem de Santos-SP, categoria incentivo, e o Prêmio IPL - Retratos da Leitura com o projeto “A Cidade da Gente”.