Jorge Miguel Marinho
Nasceu no Rio de Janeiro e logo veio morar em São Paulo para sempre, segundo ele, sua paisagem interior e onde sente viver e escrever mais humanamente.
Fez Letras e mestrado na USP, é professor de Literatura, coordenador de oficinas de criação literária, roteirista, ensaísta e ator. Roteirizou o vídeo Mário, um homem desinfeliz, em comemoração ao centenário de nascimento de Mário de Andrade, protagonizando também o Poeta.
Tem 25 livros publicados e vários prêmios: entre eles, A visitação do amor, prêmio Melhor livro para jovem pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ? FNLIJ; Na curva das emoções, prêmio APCA; Te dou a lua amanhã, prêmio Jabuti; Lis no peito: um livro que pede perdão, prêmio Orígenes Lessa ? O melhor livro para jovem, pela FNLIJ; O cavaleiro da tristíssima figura, 9° Troféu HQMIX. E integrou o Catálogo White Ravens da Biblioteca de Munique e o da Feira de Bolonha, em 2006, como um dos 225 melhores livros de todos os países do mundo.
Tem contos publicados nos Estados Unidos, na França e em países da América Latina. Com o conto Eros de luto, representou o Brasil na co-edição latino-americana promovida pelo CERLALC e UNESCO Subidos de Tono, ou O amor em tom maior, livro em que figuram Juan Rulfo, Alonso Cueto e Senel Paz.
O boi cor-de-rosa, lançado em 2007, é seu livro mais recente e seu primeiro título pela Editora Peirópolis.
No mais, tem a felicidade de escrever para crianças e jovens que vão lendo as suas histórias e o motivam a escrever mais. E tem muitos amigos, sua graça maior.
Jorge Miguel Marinho está entre os autores de literatura infanto-juvenil entrevistados pelo Museu da Pessoa para o projeto "Memórias da Literatura Infanto-Juvenil". Navegue na página do projeto e confira o conteúdo na íntegra!