Biblioteca Madrinha Lua e o Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, a Peirópolis celebra as vozes poéticas da Biblioteca Madrinha Lua, coleção com curadoria da poeta Ana Elisa Ribeiro que homenageia Henriqueta Lisboa (1901-1985). A Biblioteca pretende reunir poetas que aparecem pelas frestas do mercado editorial, pelas fendas do debate literário amplo.
Henriqueta Lisboa, considerada pela crítica um dos grandes nomes da lírica modernista, dedicou-se à poesia, ensaios e traduções. Foi a primeira mulher eleita para a Academia Mineira de Letras em 1963 e, em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. Sua obra completa foi publicada pela Peirópolis reunida em três volumes: Poesia, Poesia traduzida e Prosa e está disponível gratuitamente on-line.
Recentemente, a poesia de Henriqueta e das poetas Adriane Garcia e Líria Porto, ambas com obras publicadas na Biblioteca Madrinha Lua, foi lembrada pelo ator Odilon Esteves no programa Estação Sabiá da TV 247. Para assistir o programa completo, clique aqui.
No final da vida, Henriqueta Lisboa se fazia uma pergunta dura, sem resposta previsível, em especial para as mulheres que escrevem: “Terá valido a pena a persistência?”. Vamos juntas dando belas respostas.
Conheça todos os livros da Biblioteca:
Add Comment