Alves é homenageado da FIQ BH

Alves é um dos quadrinistas homenageados da 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH.
Evandro Alves é cartunista, quadrinista, ilustrador e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já teve seus trabalhos publicados em diversas revistas e jornais nacionais e internacionais, além de ter contribuído com roteiros para a Maurício de Sousa Produções. Reconhecido como um dos cartunistas mais premiados do país, acumula mais de cinquenta premiações em salões de humor no Brasil e no exterior. Em 2015, no FIQ-BH, apresentou a exposição “Cerrado em quadrinhos”, abordando a ocupação predatória do Cerrado e seus impactos na flora, fauna, populações tradicionais do bioma e na sociedade em geral. Fruto da exposição, lança “Cerrado em quadrinhos” pela Editora Peirópolis em abril de 2024.
A 12ª edição do Festival vai acontecer nos dias 22 a 26 de maio, no Minascentro, com entrada gratuita. O FIQ BH 2024 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte (
@prefeiturabh), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (
@fmcbh), em parceria com o Instituto Periférico (
@institutoperifericoorg).
Para saber mais, acompanhe a página do FIQ no Instagram: @fiqbh
Conheça: Cerrado em quadrinhos
Este livro apresenta o bioma Cerrado de forma crítica e reflexiva, a partir da linguagem das tiras de quadrinhos. O artista e geógrafo Evandro Alves utiliza essa forma de expressão para problematizar a ocupação predatória que tem ocorrido na região, falsamente justificada pela ideia que se trata de região pouco exuberante, que deve ceder espaço a pastagens e plantações.
Os quadrinhos abordam temas como o desmatamento, o agronegócio, os povos indígenas e tradicionais, e a necessidade de preservação do ambiente e convidam seus leitores a conhecer mais de perto esse bioma brasileiro que, embora vital, segue seriamente ameaçado pela expansão predatória e o desmatamento. Frequentemente eclipsado pela Amazônia e a Mata Atlântica na agenda da educação e das políticas públicas, o Cerrado sustenta 5% da biodiversidade mundial, incluindo a mais diversa savana do planeta e uma fauna riquíssima.
A obra, que conta com prefácio da bióloga, engenheira florestal e escritora Nurit Bensusan, desafia estereótipos e promove um entendimento profundo sobre este ecossistema único, incentivando a conscientização e a valorização do Cerrado no contexto da preservação ambiental.
SOBRE O AUTOR:

Reconhecido como um dos cartunistas mais premiados do país, Evandro Alves é cartunista, quadrinista, ilustrador e mestre em Geografia. Acumula mais de cinquenta premiações em salões de humor no Brasil e no exterior e teve seus trabalhos publicados em diversas revistas e jornais nacionais e internacionais. Na edição de 2015 do FIQ BH apresentou a exposição “Cerrado em quadrinhos”, abordando a ocupação predatória do Cerrado e seus impactos na flora, fauna, populações tradicionais do bioma e na sociedade em geral; a publicação é fruto desta exposição.
Add Comment