Álbum de família

Aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de mamulengos

R$56,00

Espere aí, minha gente!
Para que ter pressa, acelerar?
Para seguir em frente, é urgente
esta história melhor recontar.

Quantas formas existem de se contar uma história? Álbum de família é uma biografia poética, a biofantasia da trupe familiar Carroça de Mamulengos, uma das mais importantes companhias culturais do País, pela escritora, jornalista, documentarista  e crítica teatral  Gabriela Romeu, com ilustrações de Catarina Bessell e apresentação de Chico César.

O grupo mambembe foi criado há mais de 40 anos, na década de 1970, por Carlos Gomide, o Babau, menino de muitos sonhos, discípulo de mestres bonequeiros do nordeste tradicional, que se enamorou de uma moça de grandes saias rodadas e com ela se aventurou pela arte e pela vida.

No espetáculo da vida, nasceram os oito filhos, todos crescidos na estrada, cada um com um talento diferente para desvendar o mundo, todos com o coração nalgum lugar lá dentro a pular a folia dos mestres, a canção das tradições, a confiar em Padim Ciço. Cada menino que vinha ao mundo era pra inaugurar uma cena nova no espetáculo da vida.

A primeira edição do livro, ilustrado por Catarina Bessell a partir do baú de fotografias da família Gomide, traz ainda um segundo volume, intitulado Porta-Retratos, com imagens da trupe e um perfil de cada integrante. Esta edição contou com o apoio do Fundo de Apoio à  Cultura do Distrito Federal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

Conheça o conteúdo complementar

 

 

Editora Editora Peirópolis
ISBN 978-85-7596-601-3
Código de Barras 978-85-7596-601-3
Data de Publicação 2019
Dimensões17.5 x 27.5 cm
Peso 0.500 kg
Páginas 96
Idioma Português
Classificação Livre para todas as idades.
Origem Brasil
Capa Brochura
Conteúdo Complementar
Release
Orientação Pedagógica
No prefácio da obra, o compositor, cantor e escritor Chico César, nascido no município de Catolé da Rocha (PB) e amigo da família de artistas, afirma que o Carroça de Mamulengos é uma das mais importantes companhias culturais do Brasil. “Uns dirão que é folclore. Eu digo que é sabedoria brincante apoiada em arte burilada na tradição movente dos saltimbancos de todos os tempos e lugares – desde os mais remotos dos protoeuropeus até nosso fugidio presente. E complementa: “São atores, cantores, músicos, acróbatas, equilibristas para quem a origem popular e o autodidatismo não empanam o rigor nem a visão crítica a respeito do próprio trabalho. Tampouco, o que é raro hoje, de sua inserção no momento histórico e no ambiente social em que estão inseridos. São um grupo de intervenção, assim como os Fura del Balls da Catalunha ou a turma do Teatro Oficina de São Paulo”.
Conheça o conteúdo complementar
 
Autores Gabriela Romeu
Ilustradores Catarina Bessell

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Facebook
Instagram