Curadoria: O mundo de Isa - Editora Peirópolis

Curadoria: O mundo de Isa

Para apoiar os educadores na escolha dos títulos a serem trabalhados nas escolas, a Editora Peirópolis está desenvolvendo uma proposta de curadoria de leituras. A cada mês, será enviada às escolas uma publicação digital com foco em um tema. A partir desse foco, elegemos uma “família” de obras que dialogam com o assunto, buscando apresentá-las, contextualizar sua pertinência e sugerir propostas para serem desenvolvidas com os estudantes. O material é elaborado por especialistas de acordo com as habilidades e competências previstas na BNCC.

É profundo o que pode acontecer em termos das experiências que um bom livro pode disparar nos bebês e nas crianças bem pequenas. Mas, para tudo isso acontecer, será que serve qualquer livro feito “para os bebês”? O mundo de Isa é uma coleção de livros para esse público. Os livros cabem na mão da criança e se espalham ao seu redor para muitas e muitas leituras. Cada livro aberto traz uma experiência diferente.

Essa curadoria foi desenvolvida por Ana Carolina Carvalho, mestre em educação (Unicamp) e psicóloga (USP). É formadora pelo Instituto Avisa Lá, membro do Instituto Emília e colaboradora da Editora Peirópolis.

Baixe, leia, compartilhe.

Curadoria - O mundo de Isa - Peirópolis
Clique aqui para baixar ou visualizar

 

O MUNDO DE ISA: literatura para os pequeninos

Por Ana Carolina Carvalho

Os Bebês, as crianças bem pequenas, os livros e a literatura

Muito tem se falado sobre a importância de se ler com os bebês e as crianças bem pequenas. Diversos especialistas no assunto são unânimes ao listar as diferentes experiências que podem ter na aproximação com a literatura, bem como os inúmeros ganhos para o seu desenvolvimento, como por exemplo:

  • A possibilidade do contato com uma linguagem muito diferente da factual, utilizada no cotidiano, mais elaborada, aproximando-os da beleza da língua,
  • A ampliação estética que diferentes referências imagéticas podem forjar;
  • A relação de proximidade e afeto que se instaura na tríade adulto-bebê-livro;
  • A construção do lugar de leitor desde cedo – o bebê e a criança bem pequena reconhecendo-se (e sendo reconhecidos) nesse lugar;
  • A elaboração e o contorno que a literatura pode dar para as experiências – o empréstimo das palavras para dizer coisas que sentimos;
  • O reencontro com textos conhecidos e a segurança que isso pode suscitar na criança muito pequenininha, para quem o mundo sempre é uma novidade e para quem ainda está engatinhando na percepção de que coisas e pessoas podem ir e vir, sumir e voltar – o livro faz parte daquilo que permanece, uma vez que, ao terminá-lo de ler, pode-se sempre recomeçara leitura, logo após ou depois de um tempo.

Não é pouco!

É profundo o que pode acontecer em termos das experiências que um bom livro pode disparar nos bebês e nas crianças bem pequenas. Mas, para tudo isso acontecer, será que serve qualquer livro feito “para os bebês”?

É muito comum nos depararmos com títulos destinados simplesmente a “ensinar coisas”, apresentando novas palavras associadas a desenhos e imagens, por vezes estereotipadas, mostrando um mundo estanque, imaginando um bebê “esvaziado” e que precisa ser preenchido com as coisas do mundo. Brinquedos, animais da fazenda, meios de transporte e por aí vai…. Quem é que já não viu livros assim?

É também usual que se leve em conta como critério para escolha de livros para os bem pequenos, apenas o material de que são feitos. Livros de plástico, de pano, ou então, cartonados. Afinal, os bebês e crianças bem pequenas levam os livros à boca, amassam e rasgam páginas. Contudo, será esse mesmo um critério fundamental? Ou o único a ser levado em conta? Evidentemente, o material de que são feitos os livros de leitores que conhecem o mundo pela boca, deve ser levado em conta, sobretudo no quesito da segurança, evitando, por exemplo, materiais tóxicos ou cantos pontiagudos.

Mas o que dizer da experiência que as narrativas podem e devem promover? Em que lugar da lista de critérios de escolha de livros, esse item deve entrar? Se estamos falando em literatura para bebês, a qualidade da narrativa deve ter lugar de honra na seleção do que vamos ler. Afinal de contas, ter uma experiência depende do acesso à boa literatura. 

Então, a pergunta que nos ocorre trazer à reflexão é: o que é uma boa literatura para os bebês?

A especialista em literatura e escritora Yolanda Reyes¹ nos ajuda a pensar algumas condições e que podem se fazer presentes no encontro dos pequeninos com os livros. Vamos ver?

  • A narrativa textual e imagética oferece material simbólico inicial para que cada criança comece a descobrir não apenas quem ela é, mas também quem pode ser?
  • Há conexão com as perguntas e necessidades das crianças?
  • A criação literária e artística que encontramos na boa literatura para os pequeninos possibilita que as crianças exteriorizem seus monstros e medos, mas também oferece a pais e adultos um cenário diferente da vida real cheia de normas e obrigações, para ouvi-los e conversar em outro registro, inteirando-se de suas necessidades emocionais?
  • As possibilidades estéticas do livro (texto, ilustração e projeto gráfico) enriquecem o olhar infantil e auxiliam a capacidade interpretativa dos bebês e das crianças bem pequenas, fazendo-os explorar o universo da arte?

¹ Reyes, Yolanda. A casa imaginária – leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

E O mundo de Isa?

É importante dizer que a ideia de se fazer uma coleção de livros converge para a formação da primeira biblioteca do bebê e da criança bem pequena. Ter uma biblioteca é ocupar esse lugar de leitor, mas também forjar uma relação de afeto com os livros e a leitura. Construir intimidade com os títulos, poder eleger suas preferências, voltar muitas vezes aos livros mais queridos. Não é isso o que fazemos com nosso acervo de livros? Desse modo, a criança vai aprendendo, desde muito cedo, esse importante comportamento leitor. 

Do que falam os livros?

São muitos os temas encontrados nos 32 títulos dessa coleção. Cada livro aberto guarda uma experiência diferente. Às vezes, o que a criança vai encontrar ali é um tanto dela mesma: o que vive, o que sente, seus temores, desejos e prazeres, o que faz sentido em sua pequena – mas intensa – existência. Há, então, nessa leitura, o conforto do encontro com o familiar, oferecendo um contorno para a criança, emprestando palavras para narrar a si mesma. Outras vezes, tudo é novidade. O texto e a ilustração desenham um mundo que até então não existia para a criança: peixes da água doce ou salgada, esportes, personagens de lendas desconhecidas, descobertas no fundo do mar e no jardim. Quanta coisa nova há para conhecer por aí! Inclusive, novos jeitos de se expressar. O mundo de Isa não tem medo de palavras diferentes. Ao contrário, aposta no encantamento que um novo vocabulário pode trazer. Aliás, conhecer novas expressões também faz parte da apresentação do mundo para os pequenos. 

Em relação ao vocabulário escolhido, aliás, valem algumas palavras sobre o assunto. Muitas vezes, observamos uma narrativa empobrecida voltada a essa faixa etária, como se crianças bem pequenas não pudessem ter contato com palavras mais complexas, com seus significados ocultos. Lendo engano! Os bebês e as crianças pequenas podem se encantar com novas sonoridades. Aliás, muitas cantigas, parlendas e versinhos do repertório infantil trazem palavras diferentes e muitas vezes, ausentes do cotidiano. Nesses casos, assim como nos textos do O Mundo de Isa, os sentidos vão sendo construídos por meio do contexto. Vale também dizer que quando lemos – e quando lemos com as crianças bem pequenas e os bebês – nem tudo precisa ser compreendido. Pode-se voltar à narrativa muitas vezes e ir compreendendo de diferentes maneiras e aos pouquinhos.

Desta maneira, o desconhecido e o familiar estão presentes nessa coleção. E não é justamente isso o que buscamos quando lemos? Ora o familiar, ora o desconhecido? Essa relação que os livros desta coleção mostram tão bem, perdurará em todas as nossas experiências leitoras. Quantas vezes não oscilamos justamente entre o conhecido e o estrangeiro, o inusitado e o familiar, quando abrimos um livro?

Essa é uma coleção que não subestima a relação do leitor com aquilo que lê. Leva a sério, desde cedo, que é preciso oferecer profundidade. Com simplicidade, mas sem ser simplório.

Ao apresentar O mundo de Isa, a coleção também nos instiga a observar o mundo dos bebês e das crianças pequeninas que estão à nossa volta: quais são seus interesses, saberes e brincares?

As ilustrações são outro ponto a se chamar atenção, justamente pelo fato de Isa não ter características tão fortemente marcadas, qualquer criança pode se ver ali, identificando-se com ela, projetando-se naquele contorno de criança.

O tamanho e as cores dos livros também são outros aspectos a ser valorizados. Eles são pequenos, ideais para as mãozinhas de seus leitores e leitoras, conferindo autonomia na leitura. São coloridos e algumas cores de capa se repetem, aproximando alguns títulos e contribuindo também para a autonomia leitora das crianças, já que além da ilustração, elas poderão identificar pela cor da capa os títulos que desejam ler.

Sobre a autora

Maria Cristaldi nasceu em São Paulo em 1956. Artista e designer gráfica, realizou esculturas em madeira, metal, vidro, espuma, palavras e insetos. Faz edição e assina projetos gráficos de livros para editoras brasileiras. Viveu em Washington DC, Roma, Londres, Gotemburgo e Lisboa. Hoje vive entre Rio e São Paulo. É avó da Isa.

 

Estante de livros

Proposta de leitura

São tantos títulos que resolvemos fazer uma proposta de divisão por temas próximos. É um dos caminhos possíveis, mas há outras possibilidades, estabelecendo critérios inclusive partindo da observação dos interesses e escolhas dos pequenos leitores.

O cotidiano de Isa, novas palavras e imagens para narrar o familiar

Os quatro títulos apresentam situações que podem acontecer no dia a dia de uma criança pequena: os pequenos devaneios presentes no faz de conta cotidiano em que a criança se imagina sozinha sendo outro ou outra, as surpresas e diferentes visões que o escuro do quarto pode trazer, incentivando a imaginação, e a relação com os pais – o colo da mãe, o encanto com o mundo dos objetos dos adultos, e o encontro com novas expressões e ditos populares na busca de uma definição sobre o pai e suas qualidades.

 

Os sapatos da mamãe

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-171-2

Isa gosta de calçar os sapatos de sua mãe. Em cima dos saltos, tudo pode acontecer.

 

Meu pai é cabeça

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-080-7

Vamos descobrir o que será que passa na cabeça do pai de Isa?

 

Isa no quarto escuro

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-016-6

Quando apagamos as luzes, fica tudo escuro. Com uma lanterna, Isa vai explorar o quarto escuro. O que será que ela vai encontrar por lá?

 

Isa pode ser quem quiser

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-019-7

Todos os dias, Isa pode ser quem quiser. Uma borboleta, ou um leão fofo. Um pirata, ou uma princesa. O que mais a Isa pode ser?

 

As descobertas do mundo

Todos os dias um novo mundo se descortina para os bebês e as crianças bem pequenas. Também, pudera! Há tanto a conhecer e é tão grande a curiosidade sobre as coisas que as circundam. Os temas abordados pela autora variam bastante e possibilitam também diferentes níveis de aproximação desde o olhar para um mundo mais imediato, ao apresentar os insetos e as flores, passando por uma pequena ampliação, ao explorar os animais que nascem dos ovos, os instrumentos de uma banda, para então, apresentar novas paisagens a partir da busca pela letra do nome e que nomeia tantas outras palavras e lugares, e mergulhar em questões mais profundas da humanidade, como o amor e as muitas narrativas em torno das nossas origens. Todas elas questões que fazem parte do que as crianças pequenas querem saber. Afinal, quem convive com elas sabe o quanto são movidas pela paixão de conhecer a vida.

 

Muitas são as flores

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores 

ISBN 978-65-5931-064-7

No jardim da Isa há todo o tipo de flor. Qual será a mais perfumada?

 

 

Isa e os insetos

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-061-6

Abelha, centopeia, barata, borboleta… Será que você conhece todos esses insetos?

 

Assim toca a banda

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-072-2

Tambor, guizos, pandeiros, reco-reco… Quem quer ver a banda passar?

 

Dentro de um ovo

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores 

ISBN 978-65-5931-058-6

Pato, passarinho, jacaré, galinha… O que será que esses animais têm em comum?

 

 

Procurando i

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-172-9

Já pensou se a letra i sumisse do alfabeto? O que seria da Isa?

 

 

O amor acontece

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-85-7596-619-8

Isa e Maneiro se amam tanto! O que será que acontece quando eles descobrem que podem ter outros amores?

 

Calma aí!

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-058-6

Como tudo o que existe no mundo foi criado? Será que todo mundo precisa pensar do mesmo jeito?

 

Isa por aí

Da familiar casa da vovó, com seu jardim cheio de encantos até o misterioso e desconhecido fundo do mar, com seus animais tão diferentes e promessas de relíquias. Da praia, pertinho do mar à distante fazenda ou a ou encontrando-se com a magia do circo, Isa passeia pelo mundo.

 

Isa na casa da vovó

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-166-8

Na casa da vovó, Isa não se cansa de brincar e descobrir coisas novas.

 

Isa na fazenda

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-079-1

 

 

 

Respeitável público: o circo

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-065-4

Hoje tem circo? Tem sim, senhor!

 

Isa vai à praia

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-175-0

Como é bom passar o dia na praia e mergulhar no mar, brincar na areia e ficar até o pôr do sol chegar.

 

Isa no fundo do mar

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-012-8

Como será o fundo do mar? Neste livro Isa se aventura explorando e conhecendo quais animais vivem no mar.

 

Fantasia e Imaginação

Ainda que a fantasia e a imaginação façam parte de praticamente todos os títulos, já que estão muito presentes no universo da criança bem pequena e dos bebês, resolvemos trazer sob essa divisão, os livros em que elas se tornam ainda mais evidentes. Trata-se de enredos que nos fazem pensar: é fantasia ou realidade? Tudo isso foi visto ou imaginado? Sem querer esclarecer a questão, e nem precisar, o convite é embarcar nas narrativas que misturam diferentes universos, como aliás, é o pensamento da criança.

 

Isa na terra dos piratas

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-177-4

O mar é a terra dos piratas. Você tem coragem de navegar com eles?

 

 

Isa nas alturas

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores 

ISBN 978-65-5931-008-1

Certo dia, bebê Isa sonhou que viajava no bico de uma cegonha. Em quais outras situações ela poderia estar voando? Vamos descobrir juntos!

 

Como uma princesa

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-164-4

Isa adora brincar de princesa. Mas quando chega a hora dormir… O que será que acontece com ela?

 

No mundo da lua

Maria Cristaldi

12 x 12 cm • 20 páginas • 4 cores

ISBN 978-65-5931-079-1

Como pode a mesma lua ter tantas formas diferentes?

 

 

Para além divisão por temas que estamos propondo aqui, também pode ser interessante perguntar às crianças quais títulos elas acham que combinam mais com outros. E prestar atenção nos critérios que utilizam: as cores das capas, os livros que têm bichos, os livros que trazem brincadeiras ou familiares? Enfim, são múltiplas as possibilidades de aproximação dos 32 livros de O mundo de Isa. Classificá-los, guardá-los de acordo com as possíveis divisões podem ser ações interessantes no sentido de provocar as crianças a olhar para os títulos a partir de diferentes perspectivas.

 

Um pouco mais sobre O mundo de Isa

Minisite: Propostas de brincadeiras

Ler um livro com uma criança já uma experiência e tanto. Entrar no ritmo de uma narrativa, abrir uma brecha do tempo do cotidiano, encantar-se junto com o pequeno ou a pequena, fazer relações com a própria vida, surpreender–se, rir, descobrir outros mundos… Tudo isso pode acontecer quando paramos para ler com a criança. E já é muita coisa!

Contudo, para além de tudo o que a leitura pode suscitar, a autora Maria Cristaldi propôs algumas atividades ampliando as os jeitos de participar do O mundo de Isa e brincar a partir dele. Ler a receita do biscoito que Isa fez com a avó, brincar com uma corrente de papel feita com bonequinhas da personagem, jogar bingo e descobrir opostos se traduzem em momentos para estar junto com a criança, para além do livro. Não se trata de trazer atividades para “validar” a leitura, mas realizar propostas inspiradas pela personagem e suas histórias. São ideias para se fazer junto com a criança, estimulando seu protagonismo e participação, seja na escolha das atividades, no jeito que podem ser organizadas ou na eleição dos materiais utilizados. Para conhecer as propostas, basta acessar o minisite.

Para saber mais
Conheça o minisite da Isa
No instagram: Isa está nas redes sociais
Conheça o Instagram da Isa
A taba

Denise Guilherme da A taba fala sobre a coleção distribuída para assinantes da categoria “bebês” do clube de leitura.

Instituto Avisa Lá

Veja no canal do Instituto Avisa Lá a dica da coleção para educadores.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com