30 melhores livros infantis de 2023: revista Crescer
Chegou a 18ª lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano da revista Crescer! Dentre as obras selecionadas, Diário das águas, da autora Gabriela Romeu, com ilustrações de Kammal João.
Para Cristiane Rogerio, “As crianças chegam neste mundo com o desafio de enfrentar uma sociedade em que muito já está decidido por elas. Nosso papel é, então, oferecer recursos para perceberem que também podem fazer escolhas. E os livros dedicados a elas – mas que não precisam ter idade tão demarcada – continuam sendo as melhores possibilidades de experimentar outras formas de viver, de acessar mundos.”.
Fazendo parte da seleção “Poesia está no cotidiano”, Diário das águas é descrito:
“Parece um caderninho… Na capa, minipessoas, minipeixes, minicursos de rio. Os rabiscos começam à primeira virada de página e, seguindo, entramos numa escrita com ar de secreta, que convida a uma missão: “favor devolver às crianças das águas, aquelas que vivem nas margens dos rios ou também as que vivem sobre os rios escondidos em cidades afastadas”. Típico da escritora Gabriela Romeu – autora de Terra de Cabinha e Lá no Meu Quintal – e seu texto meio real, meio sonho, nesta série de fragmentos-vida que ela apresenta após tantos mergulhos nas infâncias diversas de nosso Brasil. Os desenhos do parceiro Kammal João dão forma e outra camada onírica ao livro de um alguém que tem o batismo nas águas, “num desmedido Amazonas”. O livro alterna relatos poéticos com histórias, passando por glossários e detalhes de uma viajante que se aprofunda nos encontros com as nossas terras, águas e pessoas.”
Confira a publicação da Revista CrescerNeste diário ilustrado, o tempo é o da escuta e o ritmo é o do rio. Os encontros são pelas funduras das águas e pelas suas margens, nas brincadeiras das crianças, nas memórias dos mais velhos e nos lampejos da imaginação de uma poeta viajante. Aqui o leitor é convidado a olhar ao mesmo tempo para as miudezas e para a imensidão, como se a vista pudesse ultrapassar a bruma da natureza e investigar a origem e a beleza de todas as coisas.
No vai-e-vem das páginas, surgem versos-piracemas, listas, nomes, receitas, poemas e dizeres compostos com os registros em desenho do artista Kammal. Suas ilustrações investigam os silêncios das entrelinhas, as brechas das palavras, os não ditos do texto.
É gigante o livro que, para pequenos, se mostra capaz de traduzir, ao mesmo tempo, as dualidades da enchente e da vazante, a viagem de dentro e a de fora, o mundo submerso e o espelho do real, o significado da palavra e o vazio do sentido, a poesia e a etnografia.
Conheça este Diá(rio)Conheça a Curadoria: Inventário de infâncias – Viagens pelos BrasisCompre o Diário das águas
Conheça os títulos de Gabriela Romeu publicados pela Peirópolis:
2 Comments
Parabéns! Não sabia que já havia saído os resultados. Você tem um link para a lista de todos os ganhadores? Obrigado e comemorem bastante! 🙂
Muito obrigada! Estamos todos contentes com esta conquista. Por enquanto a lista só foi divulgada na Revista Crescer Digital. Assim que ela for para o site atualizaremos o post com o link para a lista de todos os ganhadores.
Add Comment