Literatura dos afetos

A vida de hoje nos grandes centros urbanos envolve o sentimento de que o tempo está a cada dia mais escasso e isso se reflete diretamente no universo dos sentimentos humanos. Se a falta de tempo e dedicação é recorrente no universo dos adultos, o universo infantil está se iniciando nesse universo e muitos dos conflitos surgidos entre colegas e amigos na escola e na vida pessoal merecem e necessitam ter voz e expressão. A literatura dos afetos é justamente um incentivo para que adultos, crianças e adolescentes exponham e conversem sobre esse fundamental, rico, complexo e profundo universo dos afetos.

 

O cão e o gato

António Torrado, Ilustrações de André Letria

Apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), Ministério da Cultura de Portugal

20,5 x 20,5 cm • 32 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-207-7

Dão-se como cão e gato, costuma-se dizer. Mas… tem que ser assim? O feiticeiro da Caverna Mágica dita uma sentença que vai mudar o destino desse cão e desse gato. Será para sempre? Nesta pequena narrativa, grandes descobertas sobre a relação entre os seres.

Temas abordados: Amizade, fantasia, diferenças.

Premiações: Programa Sala de Leitura (FDE-SP) 2013, Acervo básico FNLIJ 2012.

Saiba mais

 

Não quero usar óculos

Carla Maia de Almeida, Ilustrações de André Letria

Apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), Ministério da Cultura de Portugal

25,5 x 23,5 cm • 32 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-211-4

Na visita ao oftalmologista veio a notícia: o menino teria que usar óculos. Um susto. Como serão meus óculos? O que eles vão me fazer enxergar? Que tipo de óculos serão? Ficarei parecendo uma mosca? As ilustrações do premiado André Letria acompanham as dúvidas e elucubrações do menino, apresentando ao leitor os mais diferentes tipos de óculos. Trata-se de um livro de literatura, mas também uma obra de apoio para pais e crianças que vivem essa situação tão comum.

Temas abordados: Infância, diferenças, autoestima.

Premiações: Programa Itaú Criança 2012.

Saiba mais

 

Paulina

Maria Eugênia

22 x 24 cm • 32 págs. • 4 cores • Brochura ISBN 978-85-7596-293-0

Paulina é a delicada história de infância de uma menina que passa por um momento de crise bem cedo na vida: os pais se separam, a mãe está sempre mal-humorada, as dificuldades financeiras obrigam a família a se mudar para um apartamento. Todas as situações poderiam fazer a vida de Paulina ser sempre triste, mas algo acontece e abre para ela novos horizontes. Um conto que mostra com delicadeza como podemos sempre escolher, e desde muito cedo, a forma de lidar com as dificuldades que nos circundam.

Temas abordados: Família, diferenças, relações humanas, perdas.

Premiações: Programa Itaú Criança 2013.

Saiba mais

 

Vestido de menina

Tatiana Filinto, Ilustrações de Anna Cunha

28,5 x 15,5 cm • 36 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-214-5

A puberdade é um momento de curiosidade e questionamento sobre a organização familiar e suas origens. Mais distanciadas das vivências infantis, dos contos de fadas e das fábulas, as crianças começam a se direcionar para uma trajetória própria, independente dos gostos familiares. O texto em prosa poética da psicóloga Tatiana Filinto traz uma metáfora interessante dessa fase em que começamos a olhar para nós mesmos e tentar entender o que sabemos sobre a trama que nos sustenta, sobre o enredo que tecemos para nos vestir e nos apresentar ao mundo e a nós mesmos.

Temas abordados: Formação da personalidade, família, relacionamento, subjetividade.

Premiações: Prêmio ProAC-SP 2010, Catálogo de Bolonha 2012, Programa Minha Biblioteca Infantil 2011, Kit literário da Prefeitura de Belo Horizonte 2012, Programa Itaú Criança 2012.

Saiba mais

 

O avião de Alexandre

Alaíde Lisboa de Oliveira, Ilustrações de Anna Cunha

24,5 x 17,5 cm • 32 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-266-4

Em O avião de Alexandre a escritora Alaíde Lisboa, autora do clássico A bonequinha preta, estimula a imaginação e a curiosidade do pequeno leitor com a história de um reizinho que queria voar. Enquanto a narrativa em palavras desenrola-se de forma ágil e bem-humorada, as ilustrações de Anna Cunha atuam como um contraponto, com imagens delicadas e misteriosas que imprimem outras cores à personagem.

Temas abordados: Sonho, desejo, imaginação.

Saiba mais

 

A menor ilha do mundo

Tatiana Filinto, Ilustrações de Graziella Mattar

Coedição com o Instituto Fazendo História

28,5 x 15,5 cm • 40 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-63313-03-4

Neste belo e delicado conto, que tem como personagem principal uma ilha, as autoras estimulam a imaginação do público ao contar a história de um segredo. A pequena ilha guarda um segredo que não reparte com ninguém, o qual lhe vai pesando até quase fazê-la afundar. Bem guardado até o final, o segredo da ilhota é uma interessante metáfora criada pelas autoras para compartilhar experiências bem humanas.

Temas abordados: Relacionamento, afetividade, subjetividade.

Premiações: Acervo básico FNLIJ 2011, Kit literário da Prefeitura de Belo Horizonte 2012.

Saiba mais

 

A contradição humana

Afonso Cruz

Apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), Ministério da Cultura de Portugal

19,5 x 26,5 cm • 30 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-335-7

Vencedor do Prémio SPA/RTP para melhor livro de literatura infantojuvenil de 2011 e selecionado para a exposição White Ravens (2011), A Contradição Humana apresenta bravos domadores de leão que não domam o próprio medo de micróbios, pessoas solitárias cercadas de amigos, entre outras incoerências de um mundo em que, contraditoriamente, todas as coisas estão ao avesso, embora permaneçam em seus lugares. Seriamente humorístico, o livro possui resolução plástica que se revela inovadora e impressionante ao folhear de uma página a outra.

Temas abordados: Diversidade cultural, vida em sociedade, contradições humanas.

Premiações: Prémio SPA/RTP Autores 2011 – Melhor Livro Infantojuvenil, Lista de Honra do IBBY, Selecionado para a exposição White Ravens 2011, Prémio de Melhor Ilustração Original | Prêmios de Edição/LER BOOKTAILORS 2011, Menção especial no Prêmio Nacional de Ilustração (Portugal, 2011).

Saiba mais

 

O mundo no black power de Tayó

Kiusam de Oliveira, Ilustrações de Taisa Borges

24 x 17 cm • 48 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-309-8

Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia.

Temas abordados: Autoestima, cultura negra, afrodescendência, racismo, bullying.

Premiações: Prêmio ProAC Cultura Negra 2012.

Saiba mais

 

Asas

Maya Hanoch, Ilustrações de Ofra Amit, Tradução de Regina Berlim

20 x 30,5 cm • 44 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-179-7

A mãe de Lia é ilustradora. Numa tarde de outono, Lia pede à mãe que pinte um retrato dela, mas com asas. Depois de inúmeras tentativas com diferentes modelos de asas (todas criativas e encantadoras), Lia e a mãe chegam à conclusão de que não sabem exatamente como elas devem ser. Naquela noite Lia tem um sonho muito especial, e ao acordar, descobre que ele lhe revelou a chave para as asas. Este livro tem sido descrito como uma metáfora do processo criativo. É também a história de mãe e filha, de autoconhecimento e de encorajamento para que as crianças se conectem com os mais profundos sonhos e desejos e busquem a própria voz interior.

Temas abordados: Infância, imaginação, autoconhecimento, relações humanas.

Saiba mais

 

 

Obrigado a todos!

Isabel Minhós Martins, Ilustrações de Bernardo Carvalho

Apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), Ministério da Cultura de Portugal

20,5 x 22 cm • 28 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-296-1

À medida que crescemos, percebemos que não estamos sozinhos. Uma multidão de pessoas – umas mais próximas, outras mais distantes – cruzam o nosso caminho e passam a habitar os nossos dias. Mães e pais, irmãos e primos, tios e avós… Mas não só eles. A família que nos cerca é imensamente maior e dela fazem parte vizinhos, professores, amigos… e até o motorista do ônibus que vemos todas as manhãs. É com essa grande família que aprendemos coisas simples e outras mais complicadas, como ocorreu com o menino deste livro, que não deixou passar nem mais um dia e resolveu agradecer a todas as pessoas com quem tinha aprendido algo importante: “Obrigado a todos!”, gritou ele…

Temas abordados: Respeito, gratidão, sociabilidade.

Saiba mais

 

Passarinha

Regina Berlim, Ilustrações de Thais Beltrame

24,5 x 17,5 cm • 48 págs. • PB • Capa dura ISBN 978-85-7596-222-0

Neste livro Regina Berlim usa a força de sua poética para contar, de forma breve, sintética e simbólica, a força dos movimentos da natureza. Um menino testemunha o desabrochar de um pequeno pássaro na sua janela. Afeiçoando-se à pequena passarinha, é obrigado a deixá-la partir e cumprir o seu destino.

Temas abordados: Infância, afetividade, relação com a perda.

Premiações: Prêmio ProAC-SP 2010, Catálogo de Bolonha 2012.

Saiba mais

 

Ledazeda

Mahyra Costivelli, Ilustrações de Taisa Borges

Coedição com o Instituto Fazendo História

28,5 x 15,5 cm • 28 págs. • 4 cores • Brochura ISBN 978-85-63313-08-9

A narrativa poética conta a história de Leda, uma menina que abocanhava quem passava. Mas, como num encanto, surge Ada, que a ajuda a superar seus medos e reconhecer suas virtudes. Leda viu que era lembrada e que não precisava mais dar mordiscadas.

Temas abordados: Comportamento humano, amizade, enfrentamento de dificuldades.

Premiações: Finalista do 53º Prêmio Jabuti na categoria “Ilustração de livro infantil ou juvenil”, Catálogo de Bolonha 2010, Programa Itaú Criança 2012.

Saiba mais

 

Xica

Rosinha

22,5 x 25 cm • 56 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-195-7

Xica sente um vazio no peito, saudade do cheiro do mar, do gosto do sal e da lua nascendo vermelha no horizonte. Está muito distante de casa, longe das águas infinitas do oceano e das raízes dos mangues. Na voz e traço da autora e ilustradora pernambucana Rosinha, que conviveu com Xica desde pequena, quando ela morava num tanque na praça do Derby, no Recife, a história tocante desse peixe-boi fêmea comove e sensibiliza, sem nos deixar esquecer: existem apenas 500 peixes-bois-marinhos na costa brasileira…

Temas abordados: Natureza, animais, preservação do meio ambiente.

Saiba mais

 

Vale quanto pesa

Verônica Couto, Ilustrações de Daniel Bueno

24 x 17 cm • 48 págs. • 4 cores • Brochura ISBN 978-85-7596-194-0

Zé Terereca e João Pato eram amigos do peito. Formavam uma dupla inseparável, daquelas que, quando alguém vê um, já logo pergunta pelo outro. Como também acontece com amigos do peito, um dia eles brigaram feio. Vale quanto pesa é a história dessa briga e das descobertas que Zé Terereca fez depois dela. Enquanto quebrava a cabeça para encontrar um jeito de fazer as pazes com João Pato, ele conheceu a “balança de pesar palavras” de seu misterioso avô. A autora Verônica Couto e o ilustrador Daniel Bueno acendem a curiosidade do leitor, conduzindo-o ao desfecho com bom humor e criatividade.

Temas abordados: Infância, amizade, relações humanas.

Premiações: Acervo básico FNLIJ 2011, Prêmio ProAC-SP 2009.

Saiba mais

 

A sorte de Pipo

Matze Doebele

20 x 20 cm • 40 págs. • 4 cores • Capa dura ISBN 978-85-7596-324-1

O pequeno corvo Pipo mora com os pais e irmãos em cima de uma chaminé nos arredores da cidade, e, de fato, podia ser feliz por lá mesmo se não fosse diferente. Suas asas são tão curtas, mas tão curtas, que não servem para voar. E enquanto os irmãos fazem piruetas no ar Pipo fica sentado no ninho, tristinho, ouvindo os vizinhos maldosos chamarem-no de pinguim. Com a permissão dos pais, Pipo decide arcar com as consequências do seu destino e sai à procura dos tais pinguins, que se pareceriam tanto com ele. O problema é que ele não sabe como são os pinguins nem onde moram. Por sorte, ele encontra um gatão legal que vira seu amigo e lhe mostra o caminho que leva aos pinguins e sem saber… à felicidade.

Temas abordados: Pluralidade, diversidade cultural, respeito às diferenças.

Saiba mais

 

Eu só só eu

Ana Saldanha, Ilustrações de Yara Kono

24,5 x 24,8 cm • 32 págs. • Cor • Capa dura ISBN 978-85-7596-336-4

Já não era mais segredo que o menino queria tudo para si, só para si mesmo. O balanço no jardim, o papagaio colorido, o triciclo azul, o livro de histórias, o colo quentinho da mamãe. Até que uma surpresa acontece e muda a vida de toda a família. Com belas ilustrações de Yara Kono, esse irresistível livro de Ana Saldanha compartilha o lirismo e a comoção sentidos pelas crianças com a chegada de um irmão.

Temas abordados: Infância, ciúme, poesia.

Saiba mais

 

Este não é um livro de princesas

Blandina Franco e José Carlos Lollo

20 x 22 cm • 40 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-332-6

Nem toda história com final feliz é um conto de fadas. Nem todo livro é de princesa. Este não é um livro de princesas apresenta uma história narrada em tecido de estopa bordado, com agulha e linha, além de muita imaginação. Aqui você lê o verso e o reverso de cada palavra alinhavada com arte e criatividade para contar uma história cuja personagem não usa vestido de veludo vermelho de colarinho rendado, nem sai montada em um cavalo branco, mas, como você e eu, é uma pessoa normal, feliz para sempre com os segredos que a vida apresenta.

Temas abordados: Conto de fadas, valores.

Saiba mais

 

Não falta nada

Tatiana Filinto, ilustrações de Visca

20.5 x 22.5 cm • 32 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-450-7

O mundo é realmente tão perigoso quanto meus pais parecem mostrar? Ou posso me aventurar por ele e ainda assim continuar sendo amado pela minha família? São questões como essas que a psicanalista e escritora Tatiana Filinto traz à tona, de forma breve e divertida, neste álbum ilustrado pelo artista plástico Visca.
O personagem do livro cresce cercado de cuidados dos pais que, muitas vezes, acreditam proteger os filhos dos “perigos” que o mundo tem, mas acabam por atropelar tempos, iniciativas e descobertas por parte das crianças. Mais um texto com vontade de inspirar a reflexão do leitor, numa rica oportunidade de leitura compartilhada entre pais e filhos, crianças e educadores.

Temas abordados: Comportamento, família, relações humanas.

Saiba mais

 

Ah… Nisso eu não tinha pensado!

Ludovic Souliman, ilustrações de Bruna Assis Brasil, tradução de Regina Machado

22 x 32 cm • 48 págs. • Cor • Capa dura ISBN 978-85-7596-634-1

Esse conto acumulativo evoca a proteção ao próximo e a fraternidade por meio do nascimento de uma família adotiva. O que poderia reunir um velho homenzinho, um grilo sem teto, uma boneca de pano, uma menina órfã, um gigante medroso e uma casa abandonada? A solidariedade! É a solidariedade de todos que vai permitir que o sonho de cada um se torne realidade.

Temas abordados: Comportamento, relações humanas, solidariedade, inclusão social.

Saiba mais

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Facebook
Instagram